ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Longe da família, libaneses em MS dizem que explosão deixa o amanhã nebuloso

Ainda não se sabe o que motivou o incidente ocorrido na área portuária de Beirute e que deixou pelo menos 10 mortos

Tainá Jara | 04/08/2020 16:38
Explosão em Beirute, no Líbano, deixou pelo menos 50 mortos e milhares de feridos (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Explosão em Beirute, no Líbano, deixou pelo menos 50 mortos e milhares de feridos (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O corpo pode estar aqui, mas é inevitável lembrar onde o coração bate quando explosão de grandes proporções atinge o país onde vivem familiares e conhecidos, mesmo que seja em outro continente.

No início da tarde desta terça-feira, após tragédia ocorrida em Beirute, a aflição tomou conta dos libaneses e descendentes que vivem em Campo Grande. Saber que a família está bem alivia, mas a falta de explicações sobre os motivos do incidente deixa temor quanto ao futuro.

São pelo menos 50 mortos e milhares de feridos, de acordo com a Agência Reuters. A explosão começou em um armazém na área portuária da capital do Líbano, levantando bolas de fogo e colunas de fumaças gigantescas. Construções a quilômetros de distância tiveram a estrutura afetada pela força dos tremores.

Ainda não se sabe ao certo o que motivou o incidente em local com material altamente explosivos e se a explosão foi proposital ou não. É justamente não ter respostas deste tipo que deixa a colônia libanesa de Mato Grosso do Sul apreensiva.

O empresário, Kassem Abughaddara, 54 anos, na Pedra do Rawshe, ponto turístico do Líbano (Foto: Arquivo Pessoal)
O empresário, Kassem Abughaddara, 54 anos, na Pedra do Rawshe, ponto turístico do Líbano (Foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo quem deixou o País há 30 anos não para de pensar na terra natal diante de tragédias como esta. O empresário, Kassem Abughaddara, de 54 anos, falou com os familiares que moram no sul do Líbano e estão seguros, porém, a falta de explicações deixam qualquer um aflito.

“Ainda não sabe o motivo, até porque estão preocupados em salvar os feridos. Teve muita destruição”, afirma. Segundo ele, os parentes afirmaram que há hospitais da Capital que chegam a atender 500 pessoas de uma só vez. O ministro da Saúde, Hamad Hassan, fala em pelo menos 50 mortos e 2.750 feridos.

A tia de do empresário, Paco Kawijean, 47 anos, que mora em Beirute, comparou a explosão à “Bomba de Hiroshima”, série de bombardeamentos contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos, durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. “De qualquer lugar da cidade era possível ver a explosão”, conta

O empresário explica que o País vive um momento de tensão diante da falta de explicações quanto aos incidentes. “Estamos meio apreensivos, porque o alvo foi logo um o depósito de fogos de artifício? É muito bizarro uma coisa dessas acontecer. O que o Líbano estava fazendo com tantos fogos de artifício? Não se sabe exatamente”.

Kawijean relembra as suposições quanto ao assassinato do ex-primeiro ministro libanês, Rafiki Hariri, em 2005, pai do ex-premiê Saad Hariri, cuja residência fica próxima aos locais da explosão. Nesta semana, esta prevista a divulgação do veredito de um tribunal apoiado pela ONU (Organização das Nações Unidas) contra quatro homens acusados de serem participado do assassinato.

Sem respostas, o temor continua e atormenta também quem está longe. “A gente está feliz que os familiares estão bem, mas também está preocupado com o que vai vir. Com o dia de amanhã”, afirma.

Veja vídeo da explosão:


Nos siga no Google Notícias