ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Maconha apreendida este ano renderia 1kg de “baseado” por campo-grandense

Pelo menos 909 toneladas foram retiradas do “mercado”, em 2020, 215 delas por equipes do DOF

Liniker Ribeiro | 23/10/2020 17:10
Apreensão de 33 toneladas de maconha, em agosto de 2020, a maior do país (Foto: Divulgação/DOF)
Apreensão de 33 toneladas de maconha, em agosto de 2020, a maior do país (Foto: Divulgação/DOF)

O número de apreensões de maconha mais que dobrou, em Mato Grosso do Sul, em 2020. De Janeiro a outubro, pelo menos 907 toneladas foram retiradas do “mercado”, 605 delas pelas forças policiais estaduais, conforme levantamento da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) baseado em dados entre os dias 1° de janeiro e 15 deste mês.

No ano passado, 405 toneladas foram apreendidas, no mesmo período.

Se dividido o total apreendido este ano pelo número estimado de habitantes da Capital, o valor equivale a mais de 1 kg de “baseado” por morador. Isso sem contar as toneladas apreendidas no mesmo período pela Polícia Federal.

O exemplo mostra a proporção das apreensões, que segundo o DOF, bateram recorde histórico. “É um fenômeno atípico e, se você pegar valores dos últimos 10 anos, em todos foram registrados aumento, mas não tão progressivos. Aumento maior que 100% nunca havia sido registrado”, afirma o diretor do DOF, Wagner Ferreira da Silva.

Só nas últimas 24 horas, pelo menos 9 toneladas de maconha foram apreendidas, no Estado. No caso mais recente, policiais do DOF apreenderam carga da droga avaliada em R$ 9 milhões.

Apreensão recente totalizou 6 toneladas de maconha apreendidas de uma vez (Foto: Divulgação/DOF)
Apreensão recente totalizou 6 toneladas de maconha apreendidas de uma vez (Foto: Divulgação/DOF)

Pesagem indicou 6 toneladas do ilícito apreendidas de uma só vez. O flagrante aconteceu em Brasilândia, a 355 quilômetros da Capital. A droga era transportada em caminhão pela rodovia MS-040. Duas pessoas foram presas, sendo o motoristas do caminhão e um homem que fazia serviço de batedor.

Vale lembrar ainda que Mato Grosso do Sul tem o recorde de quantidade de maconha apreendida de uma só vez. No dia 26 de agosto de 2020, caminhão foi apreendido com 33 toneladas da droga, maior carga encontrada pelo DOF e a maior apreensão do país.

O flagrante aconteceu na região de Maracaju – cidade a 160 quilômetros de Campo Grande e dois homens foram presos pelo crime.

Motivos – Para o diretor do DOF, o aumento nas apreensões está ligado à diversos fatores, três deles principais. “Nunca tem somente uma causa, são vários fatores que temos que avaliar. Um deles é o aumento da demanda interna. Com a pandemia, o pessoal ficou mais tempo dentro de casa, teve depressão e questão do isolamento”, afirma.

Outros dois possíveis motivos para o aumento das apreensões, conforme Wagner, seria a maior oferta e o reforço nas fiscalizações.

“Forças de segurança pública, que já estavam em processo de compartilhamento de informações e integração, receberam incentivo da Operação Hórus”, destacou.

Abaixo, assista vídeo e relembre apreensão de 33 toneladas de maconha, a maior já registrada no Brasil.


Nos siga no Google Notícias