ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Maioria acredita que vacina da covid funciona, mas 13% não querem se imunizar

Dos entrevistados, 34% responderam que conhecem alguém que não vai se vacinar

Caroline Maldonado | 22/06/2021 08:04
Mulher observa dose da vacina sendo preparada para aplicaçao (Foto: Kisie Ainoã)
Mulher observa dose da vacina sendo preparada para aplicaçao (Foto: Kisie Ainoã)

Pesquisa de opinião pública divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que entre os moradores do Centro-Oeste e Norte, 85% pretendem se vacinar, enquanto 13% não querem e 1,9% não sabem ou não opinaram. O nível de aceitação da vacina é nessa margem em todos os níveis de escolaridade, idade, sexo e todas as regiões do país.

No entanto, 34% das pessoas que responderam à pesquisa conhecem alguém que já disse que não vai se vacinar. Com relação à velocidade da vacinação 45% disseram que está baixa, enquanto 38% acham que é média e 13% acreditam que é alta. Dos entrevistados, 2,6% não opinaram sobre a velocidade da vacinação.

A maioria confia na eficácia da vacina, ou seja, no seu poder de evitar que os vacinados fiquem doentes. Dos entrevistados nas regiões Centro-Oeste e Norte, 40% responderam acreditar na eficácia. Do total, 21% não opinaram, 13% disseram que as vacinas são muito eficazes, 18% classificaram como pouco eficazes e 5% como nada eficazes.

Brasil - Em todas as regiões do país, a maior taxa de rejeição da vacina é entre as pessoas de 25 a 34 anos. Dos entrevistados com essa faixa de idade, 14% disseram que não pretendem tomar vacina, enquanto 83% disseram que sim. Entre os adultos de 35 a 44 anos, 13% não pensam em se vacinar e 11% das pessoas com 60 anos ou mais também não querem tomar a vacina. Na classificação de 16 a 24 anos e 45 a 59 anos a taxa de rejeição é menor, na casa de 9%.

Dos homens, 14% rejeitam a vacina, enquanto entre as mulheres apenas 9% disseram que não pretendem se vacinar. No entanto, 3,5% das mulheres e 1,7% dos homens não opinaram.

A taxa de rejeição é levemente maior entre as pessoas que têm ensino superior, ficando em 13%. Dos que têm ensino fundamental, 12% responderam que não querem se vacinar e entre os que têm ensino médio, 10% rejeitam a vacina.

A pesquisa foi realizada com pouco mais de 2 mil habitantes de 152 municípios brasileiros entre os dias 12 a 16 de junho deste ano. Não foram divulgados dados por município, apenas por região. Os dados do Centro-Oeste, que abriga Mato Grosso do Sul, foram levantados em um mesmo grupo que o Norte. O levantamento considerou sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho foi feito com abordagem pessoal em domicílios, com habitantes de 16 anos ou mais.

Nos siga no Google Notícias