ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mais da metade das crianças de MS estão sem tomar a vacina contra covid-19

Secretário de Saúde atribui baixa vacinação do público infantil a pais "antivacina e negacionistas”

Guilherme Correia | 02/03/2022 11:00
Garoto após ser vacinado contra a covid-19 em ponto de imunização na Aldeia Marçal de Souza, na Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Garoto após ser vacinado contra a covid-19 em ponto de imunização na Aldeia Marçal de Souza, na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

De acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), mais da metade das crianças, de cinco a 11 anos, estão sem qualquer dose de vacina contra a covid-19. Das 301 mil pessoas desta faixa etária em Mato Grosso do Sul, cerca de 41,9% receberam a primeira dose e apenas 1,3% está com a segunda dose.

No começo do ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitiu uso de doses da Pfizer neste grupo, e o Ministério da Saúde passou a incluir a imunização pediátrica no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19).

Mais da metade, por quê? Porque estamos tendo os antivacinas, os negacionistas. Enchendo a rede social, enchendo a internet, de falsas informações, informações inverídicas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, nesta manhã (2).

O titular da pasta ressaltou, em entrevista à Rádio Hora, que, de sexta-feira a ontem, menos de 1% do público recebeu imunizante, mesmo que haja estrutura montada para receber tais indivíduos. “Toda a estrutura montada, tanto em Campo Grande, que é a principal cidade do Estado, e tem vários locais para fazer a imunização, quanto em todas as cidades do interior. Inclusive, pagando plantões a essas equipes.”

“Nós não temos os pais e as mães levando suas crianças para se imunizar. Estão expondo suas crianças e esse é o apelo que eu faço para as pessoas de todas essas faixas que eu disse, mas principalmente, pais de crianças. Vão até a unidade de saúde para fazer o processo de vacinação."

Considerando o total de habitantes sul-mato-grossenses que podem se vacinar, cerca de 93,4% da população está com a primeira dose e 80,3% receberam a segunda.

Nos siga no Google Notícias