ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mata que fazenda do Pantanal quer trocar por braquiária soma 12,3 mil hectares

Propriedade no Pantanal quer substituir vegetação nativa para criar gado

Maristela Brunetto | 15/03/2023 14:04
Fazenda quer extrair mata e pasto nativo para semear braquiária no Pantanal. (Foto: Google imagens/Caio Shiomi)
Fazenda quer extrair mata e pasto nativo para semear braquiária no Pantanal. (Foto: Google imagens/Caio Shiomi)

A área que a Fazenda Santa Maria pretende desmatar na planície pantaneira corresponde a 12,3 mil hectares, sendo 1,8 mil hectares de vegetação do Cerrado e 10,5 mil de pastagem nativa.

Diante das dimensões da pretensão, a empresa Riuma Comércio e Representações, com sede em São Paulo, elaborou RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) com mais de 200 páginas e requereu licença ambiental ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que vai promover esta noite uma audiência pública em Corumbá para debater o empreendimento.

O estudo, datado de 2017, aponta o desejo de colocar no Pantanal pastagem exótica para ampliar a criação de gado extensivo. Para isso, vão retirar a vegetação, utilizar ou vender a madeira extraída e, com uso de maquinário, plantar sementes das espécies Braquiária humidícula, Braquiária decumbens e Braquiarão.

A fazenda se localiza no meio do Pantanal, seguindo através da BR-262 por cerca de 300 quilômetros a partir de Campo Grande e ingressando à direita por mais cerca de 100 quilômetros por estradas que conduzem a fazendas da região. Conforme o RIMA, a propriedade fica a cerca de 125 quilômetros em linha reta de Corumbá.

Para justificar a supressão de toda essa vegetação nativa, a agropecuária aponta que é possível conciliar a expansão da atividade com uma opção economicamente viável. O uso de pastagem exótica seria uma alternativa, conforme defende o estudo da empresa, para aumentar a baixa rentabilidade da pecuária em regiões como o Pantanal e a Amazônia, o aumento da produtividade e da ocupação do solo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Consta que a definição das áreas da propriedade para a retirada da vegetação e substituição pela braquiária foi feita a partir da análise de critérios ambientais, sociais e econômicos.

É mencionado no estudo que se analisou e a localização de nascentes e áreas de preservação, áreas para reserva legal, nível do solo, relevo e viabilidade e custos. Há ainda longos trechos no documento sobre a variedade da fauna e da flora pantaneira, além dos aspectos hídricos.

O estudo fala sobre os prejuízos em caso de não autorização da empreitada, como a retração da atividade econômica, da geração de empregos e do recolhimento de impostos.

O estudo aponta que o estado tem 3,8 milhões de cabeças de gado e atribui a baixa produtividade bovina no Pantanal a vários aspectos, como a baixa qualidade dos pastos nativos, baixa natalidade, alta mortalidade no aleitamento e baixa desmama. É mencionada a baixa qualidade nutricional das pastagens nativas e os ganhos para a pecuária com a substituição por pastagem exótica, como a produção precoce de animais.

Para fazer a substituição, a agropecuária aponta que investirá R$ 5,7 milhões, com o planejamento de nos três primeiros anos retirar 3 mil hectares de vegetação por ano e cultivo de pastagem e, no quarto ano, 3,3 mil hectares.

A audiência ocorrerá na sede da Associação Comercial de Corumbá, a partir de 19h, com transmissão pelo Youtube. Passada a audiência, o processo segue em análise pelo Imasul para definição se concede ou não a autorização a partir do debate dos impactos ambientais.

Nos siga no Google Notícias