ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mato Grosso do Sul acaba com toque de recolher

Por enquanto, única restrição vigente é sobre a lotação dos estabelecimentos

Guilherme Correia, Gabriela Couto e Paula Maciulevicius Brasil | 17/08/2021 08:24
Vista aérea de Campo Grande; municípios poderão adotar medidas restritivas locais. (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo)
Vista aérea de Campo Grande; municípios poderão adotar medidas restritivas locais. (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo)

Mato Grosso do Sul não terá mais toque de recolher a partir da próxima segunda-feira (23). Segundo o governo estadual, que havia definido uma só diretriz a todos os municípios, o funcionamento de estabelecimentos estará permitido em qualquer horário.

Ainda assim, foi destacado pelo presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), Eduardo Riedel, que outros protocolos de biossegurança seguem vigentes, tais como uso de máscaras, distanciamento e higiene das mãos. Por enquanto, o executivo vai definir apenas a lotação máxima dos estabelecimentos, de acordo com a classificação de cada município.

Temos uma variável nova, que é a vacina, e a evolução da vacina", justificou Riedel para essa decisão.

Segundo ele, há redução expressiva em casos e internações nos hospitais, o que levaria a esse afrouxamento das regras. Além disso, ele garantiu que se houver necessidade, restrições poderão voltar futuramente. "O Prosseguir é dinâmico e estaremos muito atentos e não hesitaremos em tomar qualquer medida restritiva".

Ainda assim, vale destacar que prefeituras têm autonomia em definir as próprias medidas de biossegurança, como o próprio toque de recolher. O decreto estadual tratava de uma forma unificada do combate à pandemia, mas permitia que mais restrições fossem feitas.

Desde o início da pandemia, mais de 363,2 mil pessoas tiveram covid em Mato Grosso do Sul e 9.182 foram a óbito. Na última semana, a média foi de 397 infecções e 14 óbitos por dia.

Na Capital - Procurador Geral do Município, Alexandre Ávalo diz que o decreto municipal, de toque de recolher da meia-noite às 5h, continua vigente, mas que podem haver flexibilizações.

"Até o momento, segue até meia-noite, mas a tendência é uma retomada responsável e gradativa de todas as atividades, inclusive, a retirada do toque de recolher", esclareceu. Para hoje, o procurador disse que não tem nenhuma reunião prevista a fim de discutir a retirada da medida.

Nos siga no Google Notícias