ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Metade da população em MS tem até 33 anos; comunidade indígena é mais jovem

Indígenas têm idade mediana de 24 anos, 9 a menos que a idade mediana da população total de MS

Por Caroline Maldonado | 03/05/2024 12:57
Jovens terena na aldeia urbana Marçal de Souza, em Campo Grande, durante celebração do Dia dos Povos Indígenas (Foto: Divulgação)
Jovens terena na aldeia urbana Marçal de Souza, em Campo Grande, durante celebração do Dia dos Povos Indígenas (Foto: Divulgação)

Metade da população em Mato Grosso do Sul tem até 33 anos, conforme pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O que o instituto chama de idade mediana não é uma média, mas sim uma forma de descobrir o indicador que divide uma população entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos. Dessa forma, percebe-se que a população tem maior número de pessoas com idade mais avançada do que jovens.

Indígenas têm idade mediana de 24 anos, 9 anos abaixo da idade mediana da população total de MS, ou seja, mais pessoas jovens em relação à população geral de MS.

Dentro de Terras Indígenas, a idade mediana é 20 anos, ou seja, a outra metade da população tem mais de 21 anos. Já entre os indígenas que vivem fora dessas terras, a idade mediana é 30 anos em MS.

MS está em terceiro no ranking nacional de pessoas indígenas residentes em Terras Indígenas, sendo 11,02% do total. Há 97 homens para cada 100 mulheres. A população feminina é maioria entre indígenas a partir da faixa dos 25 anos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

MS tem 116,3 mil indígenas. Desses, 68.682 residem em Terras Indígenas. Do total da população indígena em MS, residente em território indígena, 34.748 são homens (50,59%) e 33.934 são mulheres (49,41%).

A maior porcentagem da população indígena que reside em TI, tanto para os homens quanto para as mulheres, se encontra na faixa etária que vai de 0 a 19 anos de idade, com 24,57% para os homens e 23,57% para as mulheres.

O índice de envelhecimento da população indígena em Terra Indígena é quase 60% menor que o da população em geral. O indicador é um entre os que ajudam a entender o perfil de cada população e auxilia no planejamento de políticas públicas para garantir direitos básicos aos cidadãos, como educação e saúde, por exemplo, conforme a responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Brasil - As informações são do Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (3), em evento realizado na Comunidade Quilombola Campinho da Independência, em Paraty, no Rio de Janeiro.

No país, a idade mediana é de 25 anos para os indígenas e de 35 para a população toda. A menor idade mediana encontra-se na região Norte, com 21 anos de idade, seguida da região Centro-Oeste com 23 anos de idade, e da região Sul com 27 anos de idade. As idades medianas mais elevadas foram contabilizadas nas regiões Nordeste e Sudeste com, respectivamente, 32 e 36 anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias