Ministério da Saúde reduz período de quarentena para infectados com a covid-19
Além disso, o período de isolamento para pessoas recém recuperadas da doença também passa a ser menor
O Ministério da Saúde anunciou na tarde de hoje, em coletiva, a redução do período de quarentena para pessoas infectadas com a covid-19. A partir de agora, o isolamento exigido é de no mínimo sete dias para pacientes imunocompetentes (com capacidade para produzir anticorpos), como os vacinados, que tenham apresentado sintomas leves ou moderados da doença.
Além disso, o período de isolamento para pessoas recém recuperadas da doença passa a ser menor, diminuindo de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno.
- Leia Também
- Três equipes descontaminam terminais na noite desta segunda
- Capital abre 43 polos de vacinação contra covid nesta terça-feira
No entanto, mesmo que haja resultado negativo, os infectados estão liberados da quarentena, mas devem manter as medidas não farmacológicas contra o novo coronavírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Além disso, é exigido dos pacientes em recuperação que mantenham distância de pessoas com comorbidade até o 10.º dia previsto para o isolamento.
A decisão ocorreu horas depois de a a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo ter feito anúncio semelhante também nessa segunda-feira. Mudanças no período de quarentena já haviam sido adotadas em recomendações de autoridades dos Estados Unidos, da França e no Rio de Janeiro.
Como fica – a regra prevista anteriormente pelo Ministério da Saúde era de 14 dias de isolamento ininterruptos. De acordo com a pasta, foram utilizados como referências os protocolos de referência do Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CDC), dos Estados Unidos, e do Sistema Nacional de Saúde (NHS), da Inglaterra. Entenda:
Cinco dias: vale para pacientes sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico nas 24 horas anteriores. Deve apresentar teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado no 5.º dia;
Sete dias: pacientes assintomáticos estarão liberados da quarentena sem necessidade de apresentar teste. Para os sintomáticos devem apresentar exame negativo e não ter sintomas respiratórios, febre e usar antitérmicos nas 24 horas anteriores;
Dez dias: pacientes que apresentarem sintomas e teste positivo no 7.º dia de isolamento;
Exceção: caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5.º dia, deverá se manter isolado até completar dez dias.