ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Ministério da Saúde reduz período de quarentena para infectados com a covid-19

Além disso, o período de isolamento para pessoas recém recuperadas da doença também passa a ser menor

Lucia Morel, com agências | 10/01/2022 19:14
Aplicação de vacina contra covid-19 em moradora da Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)
Aplicação de vacina contra covid-19 em moradora da Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)

O Ministério da Saúde anunciou na tarde de hoje, em coletiva, a redução do período de quarentena para pessoas infectadas com a covid-19. A partir de agora, o isolamento exigido é de no mínimo sete dias para pacientes imunocompetentes (com capacidade para produzir anticorpos), como os vacinados, que tenham apresentado sintomas leves ou moderados da doença.

Além disso, o período de isolamento para pessoas recém recuperadas da doença passa a ser menor, diminuindo de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno.

No entanto, mesmo que haja resultado negativo, os infectados estão liberados da quarentena, mas devem manter as medidas não farmacológicas contra o novo coronavírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Além disso, é exigido dos pacientes em recuperação que mantenham distância de pessoas com comorbidade até o 10.º dia previsto para o isolamento.

A decisão ocorreu horas depois de a a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo ter feito anúncio semelhante também nessa segunda-feira. Mudanças no período de quarentena já haviam sido adotadas em recomendações de autoridades dos Estados Unidos, da França e no Rio de Janeiro.

Como fica – a regra prevista anteriormente pelo Ministério da Saúde era de 14 dias de isolamento ininterruptos. De acordo com a pasta, foram utilizados como referências os protocolos de referência do Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CDC), dos Estados Unidos, e do Sistema Nacional de Saúde (NHS), da Inglaterra. Entenda:

Cinco dias: vale para pacientes sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico nas 24 horas anteriores. Deve apresentar teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado no 5.º dia;

Sete dias: pacientes assintomáticos estarão liberados da quarentena sem necessidade de apresentar teste. Para os sintomáticos devem apresentar exame negativo e não ter sintomas respiratórios, febre e usar antitérmicos nas 24 horas anteriores;

Dez dias: pacientes que apresentarem sintomas e teste positivo no 7.º dia de isolamento;

Exceção: caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5.º dia, deverá se manter isolado até completar dez dias.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também