ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Mortes em casa por doenças do coração crescem 35% durante a pandemia na Capital

Em todo o Estado, o aumento foi de 13,13% durante a pandemia. Crescimento ocorreu em todo o Brasil no comparativo a 2019

Izabela Sanchez | 30/06/2020 12:11
Duas macas com pacientes no corredor do pronto-socorro da Santa Casa, no ano passado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Duas macas com pacientes no corredor do pronto-socorro da Santa Casa, no ano passado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

As mortes por doenças cardíacas dentro de casa, ou seja, de pacientes que não buscaram uma unidade de saúde, aumentaram em 13,13% em todo o território de Mato Grosso do Sul desde que a OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu o surto de covid-19 como uma pandemia. Os dados são do Portal  da Transparência, de registros civis.

Os novos dados reunidos e atualizados diariamente são fruto de uma parceria entre a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e a Arpen-Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil).

A reportagem fez o recorte desde o dia 16 de março até o dia 30 de junho. Em 2019, segundo os dados, ocorreram 784 mortes registradas como causa cardíaca. Já em 2020, no mesmo período, esse número salta para 887.

O aumento foi ainda maior em Campo Grande. Em 2019 foram registradas 190 mortes por doenças cardíacas registradas nesse período na Capital. Este ano, do início da pandemia até agora, o aumento foi de 35,7%, com 258 mortes em casa.

Sem atendimento – O aumento ocorreu em todo o Brasil, conforme mostrou a Folha, que realizou recorte entre março e maio, período de maior salto em todo o país, quando o aumento com relação ao mesmo período em 2019 foi de 32%.

Ao jornal, o presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, cardiologista Ricardo Costa disse que “a partir da segunda quinzena de março, houve queda de até 70% nas angioplastias primárias (colocação de stents), principal tratamento do infarto”.

Ele cita o dado para relacionar as mortes ao contingenciamento da saúde, ou seja, além do SUS (Sistema Único de Saúde) e planos privados estarem voltados ao combate do novo coronavírus, as pessoas buscaram menos o atendimento para tratar doenças ou mesmo para verificar sintomas.

De 16 de março até o dia 30 de junho, este foi o aumento segundo o Portal da Transparência (Arte: Thiago Mendes)
De 16 de março até o dia 30 de junho, este foi o aumento segundo o Portal da Transparência (Arte: Thiago Mendes)

Causas diversas - As causas detalhadas no portal da transparência para mortes cardiovasculares são diversas e envolvem desde AVC (Acidente Vascular Cerebral) até suspeita de covid-19, indício de que há, entre os números, subnotificação da doença do novo coronavírus.

Em Mato Grosso do Sul, das 3.919 mortes por doenças cardíacas registradas entre março e junho, 887 ocorreram em casa: 22,6% do total.

Períodos e pessoas – Entre os homens, o aumento nesse período foi de 13,5% em relação à 2019, contra 12,5% de aumento entre as mulheres.

O período que mais chama a atenção pelo aumento é o que compreende o início da pandemia, em 16 de março, até o dia 31 de março. Isso porque este ano, neste período, o aumento com relação a 2019 foi de 78,4%.

Em todo o território do Estado, enquanto no ano passado 93 pessoas morreram em casa por doenças cardíacas do dia 16 ao dia 31 de março, em 2020 foram 166 mortes.

Entre o dia 16 de março até o dia 31 de maio, Campo Grande teve aumento de 50%, período de salto nessas mortes da Capital. Foram 138 óbitos neste período em 2019 contra 207 este ano. Em todo o Estado no mesmo período o aumento foi de 35,7%.

No mês de abril, em comparação ao mesmo mês no ano passado, o aumento foi de 31%. Em maio, o aumento foi menor, 23,8%.

Diferente dos outros meses, o mês em junho, em que a curva da covid-19 cresce vertiginosamente em Mato Grosso do Sul, o comparativo apresentou queda. Neste mês, em comparação ao mesmo mês em 2019, a queda nas mortes por doenças cardiovasculares em casa foi de 32,6%.

Nos siga no Google Notícias