ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MS tem 428 pessoas na fila de transplante de órgãos

Maioria rejeita doação após morte de familiar, e pandemia agravou situação

Adriel Mattos | 19/09/2021 21:44
Transplantes diminuíram ainda mais com pandemia. (Foto: Divulgação/Santa Casa de Campo Grande)
Transplantes diminuíram ainda mais com pandemia. (Foto: Divulgação/Santa Casa de Campo Grande)

Mato Grosso do Sul tem 428 pessoas na fila de espera para um transplante de órgãos, segundo a Central Estadual de Transplantes, vinculada à SES (Secretaria de Estado de Saúde). O que dificulta a redução desse número, é a recusa das famílias quanto à doação.

Pelo menos 70% dos familiares rejeitam doar os órgãos de um parente falecido, após a constatação da morte encefálica. Essas 428 pessoas esperam por quatro corações, 147 rins e 277 córneas.

A pandemia de covid-19 só agravou a situação. “Muitas vezes, tinha um potencial doador de órgãos e tecidos, e o resultado do teste de covid dava positivo. Algumas vezes, tínhamos o doador e não tinha leito disponível para realizar o transplante. Outras vezes, o receptor que ia receber o transplante estava com covid. Tivemos alta na negativa familiar. As famílias ansiosas e com medo da doença, negavam fazer a doação. Foram vários fatores que fizeram com que o processo fosse prejudicado”, explicou a coordenadora estadual da Central de Transplantes, Claire Miozzo.

Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto deste ano, foram realizados transplantes de um coração, sete rins e 91 córneas. No mesmo período do ano passado, foram três corações, 17 rins e 80 córneas.

De acordo com a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), 67% dos brasileiros têm o desejo de doar órgãos, mas apenas metade já avisou a família. A campanha Setembro Verde deste ano reforça a importância de avisar a família sobre a decisão.

Ainda conforme a ABTO, para ser um doador de órgãos e tecidos para transplante, pela legislação vigente, nenhuma declaração em vida é válida ou necessária. Não há possibilidade de deixar em testamento, não existe um cadastro de doadores de órgãos e nem são mais válidas as declarações nos documentos de identidade e carteiras de habilitação e nem as carteirinhas de doador. A entidade defende que aquele que deseja ser doador deve discutir o assunto, em vida, com os familiares.

Nos siga no Google Notícias