ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS vai ampliar para 517 por semana testagens do coronavírus nos drive-thrus

Secretaria de Saúde também vai testar todos os servidores do Detran Central em Campo Grande a partir de amanhã

Rosana Siqueira | 31/05/2020 11:38
Testes rápidos e convencionais são realizados pelas equipes (Divulgação)
Testes rápidos e convencionais são realizados pelas equipes (Divulgação)

Mato Grosso do Sul vai ampliar a oferta de testes rápidos e convencionais nesta semana nos quatro drive-trhrus instalados no Estado. Além disso a Secretaria de Saúde vai fazer testes de coronavírus em todos os servidores do Detran-MS Central a partir de amanhã.

A estratégia de ampliação das testagens foi divulgada hoje pelo secretário de Saúde Geraldo Resende, durante coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado. Com mais 71 exames positivos para coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 1.489.

“Estivemos conversando hoje com a equipe do Coronel Fraia do Corpo de Bombeiros e vamos aumentar a testagem para a doença est semana no Estado. Vamos chegar a 517 vagas por semana nestes 4 locais. Este é um número bastante amplo e que nos ajuda tendo em vista a capacidade de nos planejar”, salientou o secretário.

Atualmente, o estoque de testes rápidos totaliza 30 mil unidades. Nos drive-thrus, serão aplicados da seguinte maneira: Em  Campo Grande (todos os dias, inclusive finais de semana e feriados): 108 agendamentos para o RT PCR e 20 testes rápidos; em Dourados (segunda a sexta-feira, exceto feriados): 60 agendamentos para o RT PCR e 20 testes rápidos; em Três Lagoas (segunda a sábado, exceto domingos e feriados): 30 para o RT PCR e 10 testes rápidos; em Corumbá (segunda, quarta e sextas-feiras, exceto feriados): serão 40 testes e 10 rápidos.

Balanço - O secretário informou que dos 1.489 casos confirmados, 887 estão em isolamento domiciliar, 522 estão sem sintomas e já estão recuperados. 60 estão internados, sendo 19 em hospitais públicos e 37 em hospitais privados. Um paciente internado é procedente de fora do Estado. Foram registrados 20 óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 11.732 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 8.731 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 528 exames aguardam resultado do Lacen. 984 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Os 528 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

Nos siga no Google Notícias