ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Mulher ameaça processar pai por vacinar filha de 9 anos: pode isso?

Presidente da Comissão de Direito da Família da OAB-MS explica casos de guardas compartilhada e unilateral

Caroline Maldonado | 30/01/2022 07:56
A vacinação pediátrica começou em Campo Grande este ano (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
A vacinação pediátrica começou em Campo Grande este ano (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

O pai levou a filha para tomar a vacina contra a covid-19, mesmo sabendo que a mãe não aprovaria. Os dois têm a guarda compartilhada da menina de 9 anos de idade. Quando soube que a filha foi vacinada, a mãe ameaçou entrar na justiça contra o pai. Como a situação envolve uma criança, os nomes não serão revelados, mas o caso, ocorrido em Campo Grande, é explicado por uma especialista.

Pode a mãe processar o pai por ter vacinado a filha? E se a guarda não fosse compartilhada e sim unilateral, da mãe, poderia o pai levar a filha para vacinar?

A presidente da Comissão de Direito da Família da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Paula Guitti, responde essas questões e explica como os pais devem proceder em casos de divergências.

Compartilhada - O pai pode vacinar a filha mesmo se a mãe não quiser, segundo Paula. O mesmo serve para outro responsável que tenha a guarda. Isso porque a vacina entra no rol do direito à saúde, que é uma garantia prevista na Constituição Federal.

“Crianças e adolescentes são sujeitos em estágio peculiar de desenvolvimento. Isso significa que cabe aos pais ou guardiões tomarem todas as medidas para que a criança ou adolescente tenha o direito à saúde e a imunização faz parte do direito à saúde”, explica.

Presidente da Comissão de Direito da Família da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Paula Guitti (Foto: Gerson Walber/OAB-MS)
Presidente da Comissão de Direito da Família da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Paula Guitti (Foto: Gerson Walber/OAB-MS)

Assim como ocorre com qualquer outra vacina, se a criança pegar a doença e tiver um sofrimento que poderia ter sido evitado pela imunização, então os pais falharam e podem responder judicialmente, segundo a advogada.

“A mãe não tem direito de, por uma ideologia, ferir uma garantia constitucional da criança”, explica a advogada Paula Guitti.

Unilateral - Nos casos em que a guarda é unilateral, ou seja, só do pai ou só da mãe, aquele que quiser vacinar o filho pode levar a criança ou o adolescente para imunização, conforme a especialista.

“Se o pai não é detentor da guarda, ele tem por determinação da lei o dever de vigiar e acompanhar todo o crescimento do filho, pois é detentor do poder familiar e cabe a ele o exercício da paternidade. Ele tem direito à convivência. Então, como detentor do poder familiar, ele deve levar a filha para vacinar”, explica Paula.

Somente em casos em que o pai ou mãe perderam ou tiveram suspenso pela Justiça o poder familiar, eles não poderiam conviver com o filho e levá-lo para vacinação. Paula explica que a Justiça suspende ou retira o poder familiar em casos muito graves como, por exemplo, quando um pai abusou do filho ou foi autor de maus tratos que feriram a dignidade.

E se a criança não quer a vacina? “Criança e adolescente não tem que querer”, lembra a advogada.

“Perante a lei, quem tem menos de 18 anos não tem capacidade civil de tomar decisões, pois são sujeitos em estágio peculiar de desenvolvimento. Pai e mãe que deixam de tomar os cuidados com os filhos não estão exercendo o poder familiar de forma adequada. Tem que vacinar, assim como tomou a vacina do sarampo, rubéola, caxumba, hepatite e diversas outras, tem que tomar da covid”, argumenta.

Na Justiça - Dificilmente, advogados especialistas em direito de família e direito de infância aceitariam defender na Justiça uma mãe ou pai que questionam a vacinação do filho, na opinião de Paula.

Na semana passada, o IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) se manifestou defendendo a urgência da imunização de crianças em atenção ao princípio da proteção integral.  O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu como “ilegítima a recusa dos pais à vacinação compulsória de filho menor por motivo de convicção filosófica”.

A decisão do STF foi em caso de pais veganos obrigados a submeterem o filho às vacinações definidas como obrigatórias pelo Ministério da Saúde.

Objeto de disputa - O que também não deve ocorrer, lembra a advogada, é fazer com que a criança ou adolescente vire um “objeto de disputa”.

No caso da menina de 9 anos vacinada em Campo Grande contra a vontade da mãe, o pai, por estar convicto de que zelou pelo direito à saúde da filha, postou foto em rede social anunciando que a filha vacinou e mencionou a “mãe”, entre aspas.

“Houve uma provocação. Isso não pode ser feito. Acertos devem ser resolvidos pelo casal, que não é mais um casal conjugal, mas sim um casal parental, senão a criança sai do lugar dela de sujeito em estágio de desenvolvimento para para objeto de disputa entre os pais”, esclarece a advogada.

Nos siga no Google Notícias