ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

No voto em cédula de papel, diretores de escolas serão eleitos em 3 de março

Com a última eleição realizada em 2015, o mandato dos diretores de escolas foi prorrogado em MS

Aline dos Santos | 11/02/2020 09:30
Secretaria Estadual de Educação divulgou edital de eleição para diretores de escola. (Foto: Marcos Maluf)
Secretaria Estadual de Educação divulgou edital de eleição para diretores de escola. (Foto: Marcos Maluf)

Com a última eleição realizada em 2015, a corrida eleitoral para direção das escolas estaduais foi aberta em Mato Grosso do Sul. Conforme instrução normativa, publicada nesta terça-feira pela SED (Secretaria Estadual de Educação), a eleição será em 3 de março e com cédula de papel.

Poderão se inscrever no processo eleitoral para escolha de dirigentes escolares os profissionais do Grupo Educação e os ocupantes do cargo de especialista de educação considerados aptos na avaliação de competências básicas de dirigente escolar. A fase de pré-inscrições vai de hoje a 18 de fevereiro (clique aqui).

Entre os dias 17 e 18 deste mês, cada unidade de ensino deverá formar uma comissão escolar. O registro de candidatura (individuais ou chapa de diretor e adjunto) deverá ser realizada de 20 a 21 de fevereiro perante à comissão escolar.

A campanha eleitoral vai se estender de 27 de fevereiro a 2 de março. Conforme a instrução normativa, é vedada às chapas e aos candidatos individuais a utilização de carro de som, além da confecção e distribuição de brindes, prêmios, sorteios ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

As regras ainda proíbem a realização de eventos com objetivo de arrecadar recursos financeiros para custeio das campanhas eleitorais e o recebimento de donativos de terceiros. No dia 28 de fevereiro, todos dos candidatos deverão participar de assembleia-geral nas escolas para detalhar o plano de gestão. Cada um terá 20 minutos para fazer a explanação.

No período que antecede e após o término da campanha eleitoral, incluindo o dia da votação, é vedada às chapas ou aos candidatos individuais qualquer manifestação ou propaganda eleitoral, seja por telefone, celular, e-mail e redes sociais. O candidato pode ter a inscrição anulada e ser retirado do processo eletivo.

Votantes - A eleição foi marcada para 3 de março, das 8h às 21h. A votação será com cédula de papel. Podem votar os servidores efetivos que estejam lotados e em exercício na unidade escolar, estudantes matriculados e frequentes a partir do 8º ano, e pai, mãe ou representante legal dos alunos menores de 18 anos. De acordo com o documento, apenas um destes exercerá o direito de voto, independentemente do número de filhos ou de representados.

A comissão estadual divulgará o resultado das eleições, oficialmente, em 5 de março. Os eleitos deverão apresentar documentos pessoais, certidões negativas dos órgãos de proteção ao crédito, declarações de que não obteve condenação em sindicância ou processo administrativo disciplinar nos últimos quatro anos e certidões negativas na Justiça estadual e federal. Os eleitos serão empossados em 23 de março para mandato de 4 anos.

Ao todo, a rede estadual de ensino tem 352 escolas, mas nem todas participam do processo eleitoral. Ficam de fora: escolas de tempo integral, indígenas, cívico-militares, estabelecimentos de ensino dedicados a presos, centros de educação de jovens e adultos e de educação profissional.

Com a última eleição realizada em 2015, o mandato dos diretores de escolas foi prorrogado devido ao debate das mudanças nas regras das eleições.

Cronograma da eleição para diretor

Pré-inscrições – 11 a 18 de fevereiro
Registro de candidatura – 20 a 21 de fevereiro
Campanha eleitoral – 27 de fevereiro a 2 de março
Eleição – 3 de março, das 8h às 21h
Divulgação do resultado oficial – 5 de março

Nos siga no Google Notícias