ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

“Oásis” sem covid-19, municípios da região sul-fronteira ignoram isolamento

Laguna Carapã e Antônio João foram os municípios que menos respeitaram recomendação para ficar em casa, ontem

Jones Mário | 21/05/2020 12:59
“Oásis” sem covid-19, municípios da região sul-fronteira ignoram isolamento
Laguna Carapã tem dois casos suspeitos e dois descartados para novo coronavírus (Foto: Divulgação)

Em Laguna Carapã e Antônio João, municípios da região sul-fronteira, só 2 pessoas a cada 10 respeitaram as recomendações das autoridades em Saúde e ficaram em casa nesta quarta-feira (20). Ainda sem casos confirmados de novo coronavírus, as cidades foram, respectivamente, primeira e segunda colocadas no ranking das piores taxas de isolamento de Mato Grosso do Sul.

Segundo dados da startup In Loco, Laguna Carapã, município de 7,3 mil habitantes, apresentou índice de 23,9%, ontem. Antônio João, com 8,9 mil pessoas, teve taxa de isolamento em 25,9%.

“Oásis” sem covid-19, municípios da região sul-fronteira ignoram isolamento
(Infográfico: Governo de MS)

Conforme último boletim epidemiológico local, Laguna Carapã tem dois casos suspeitos de covid-19. Outros dois já foram descartados. Em Antônio João, a prefeitura conta um caso suspeito e 9 descartados.

Em Laguna, a população é obrigada a usar máscaras de proteção facial para sair de casa desde a última sexta-feira (15), sob pena de advertência ou multa, em caso de reincidência, de R$ 100,00. O prefeito lagunense, Itamar Bilibio (MDB), também proibiu consumo de tereré, chimarrão e narguilé em vias e espaços públicos, bem como em canteiros de obras.

Em Antônio João, a prefeita Marceleide Marques (MDB) baixou decreto para recomendar o uso de máscaras, medida que entrou em vigor no dia 11 de maio. Transporte coletivo foi suspenso na cidade, e o comércio funciona com restrições de atendimento.

A reportagem tentou contato com os dois prefeitos, que não atenderam ou retornaram as ligações.

Outra ponta - A primeira colocada em isolamento social no Estado, ontem, foi Santa Rita do Pardo, com taxa de 51,5%. O município na região leste também não tem casos confirmados de novo coronavírus.

Segunda no ranking, Japorã, com 50% de taxa de isolamento, é outro município sem incidência da doença em pandemia. Não é o caso de Bonito, que, com índice de 49,5% terceira colocada nesta quarta (20), já soma 16 casos.

Gangorra - Na média, Mato Grosso do Sul ficou com 36,5%, ontem. No Brasil, o percentual só ganha do apresentado por Goiás, que registrou isolamento em 35,9%.

“Oásis” sem covid-19, municípios da região sul-fronteira ignoram isolamento
(Infográfico: Governo de MS)

O Estado abriu a semana, domingo (17), com o terceiro pior índice do País, com 47,6%. Na segunda (18), registrou 38,1% e caiu para a penúltima colocação. Na terça-feira (19), avançou uma posição, com taxa de 37,5%.

Capital - Líder sul-mato-grossense em casos de novo coronavírus, com 222, teve índice de isolamento em 35,6% nesta quarta-feira (20), resultado que deixou Campo Grande na 56ª colocação no ranking estadual.

Nos siga no Google Notícias