ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Operação combate esquema de medicamentos falsos

As investigações começaram com a apreensão de medicamentos de origem argentina em Campo Grande

Viviane Oliveira | 17/11/2022 07:51
Medicamentos apreendidos pela Polícia Federal durante as investigações (Foto: divulgação)
Medicamentos apreendidos pela Polícia Federal durante as investigações (Foto: divulgação)

A operação autoimune foi deflagrada pela PF (Polícia Federal), na manhã desta quinta-feira (17), para desmontar esquema clandestino de importação e comercialização de medicamentos falsificados e de origem estrangeira. Em 10 meses, o grupo movimentou cerca de R$ 4 milhões.

Segundo a PF, as investigações começaram com a apreensão de várias caixas de medicamentos de origem argentina, contendo o princípio ativo “Neostigmina” (indicado em várias doenças que atingem os músculos), no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Na ocasião, a pessoa não apresentou documentação que comprovasse a entrada regular no Brasil.

Conforme a Polícia Federal, são cumpridos 33 mandados, 32 de busca e apreensão e 1 de prisão preventiva em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Mato Grosso.

A ação se deu após o compartilhamento de informações entre a Polícia Federal e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e o trabalho de análise do material apreendido durante Operação Miastenia, deflagrada em agosto deste ano.

A primeira fase da operação possibilitou que os investigadores tomassem conhecimento de que o mercado paralelo de medicamentos estrangeiros contava com a participação de diversas empresas de fachada, sendo praticado em 65 municípios do país localizados em 16 estados e no Distrito Federal.

Nessa operação, foi apreendida uma caixa do medicamento imunoglobulina com origem argentina e comprovadamente falsificado. O nome da Operação deve-se ao emprego dos medicamentos importados no tratamento de diversas doenças autoimunes, ou seja, patologias nas quais o sistema imunológico ataca células saudáveis, levando ao desenvolvimento dos mais variados sintomas.

Nos siga no Google Notícias