ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

PF apreendeu 14 mil cervejas em ação contra exportação simulada

A investigação prossegue para apurar o montante sonegado com esquema

Aline dos Santos | 08/05/2021 11:48
Versão reduzida da Corona, Coronita foi apreendida durante ação de combate a contrabando. (Foto: Divulgação/PF)
Versão reduzida da Corona, Coronita foi apreendida durante ação de combate a contrabando. (Foto: Divulgação/PF)

A operação Sabazius, realizada pela PF (Polícia Federal) e Receita Federal, resultou na apreensão de 14.520 cervejas em Mato Grosso do Sul. As equipes saíram às ruas de Campo Grande e Ponta Porã na última terça-feira (dia 4) para combater esquema de contrabando.

De marcas variadas - como Heineken, Corona, Conti, Munich Beer e  Amistel - as 14.520 unidades de cerveja foram encaminhadas à Receita para os procedimentos administrativos fiscais.

Segundo a PF, a investigação prossegue para apurar o montante sonegado e também a quantidade de empresas “noteiras” (que operam no fornecimento ilícito de notas fiscais) envolvidas.

O esquema criminoso é um simulacro de exportação, com obtenção de benefícios fiscais através da reinserção no território nacional de bebidas alcoólicas (especialmente cervejas). Noutra estratégia, as mercadorias nem saem do País, com a exportação apenas no papel.

A investigação foi deflagrada em 6 de dezembro de 2020, com a apreensão de um grande carregamento de cerveja, que deveria ser destinado à exportação, mas estava sendo transportado de Ponta Porã (vizinha ao Paraguai)  com destino a Campo Grande, a 323 km da fronteira.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão: quatro em Ponta Porã e dois em Campo Grande. Na cidade fronteiriça, duas pessoas acabaram presas em flagrante: uma com arma e a outra com mercadoria contrabandeada.

O nome da operação faz referência ao deus da cevada e da cerveja, segundo a Mitologia Grega.

De acordo com a Receita Federal, o crime acontece em quatro etapas. Primeiro, as bebidas alcoólicas eram exportadas (de fato ou apenas simulação). Depois, a mercadoria volta para o Brasil passando por estradas vicinais do Paraguai.

Na terceira etapa, entram em cena as empresas laranjas, que emitem notas fiscais com o objetivo de “amparar” o transporte em território brasileiro de produtos. Por fim, usufruindo dos benefícios fiscais destinados a produtos exportados, é comercializado no mercado interno.

Nos siga no Google Notícias