ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

PF fecha seis empresas clandestinas de vigilância

Operação fiscalizou 65 estabelecimentos que utilizam segurança privada durante a noite desta quinta-feira (9)

Por Clara Farias | 10/10/2025 12:19
PF fecha seis empresas clandestinas de vigilância
Estabelecimento fiscalizado em Corumbá, na noite desta quinta-feira (9). (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal fechou seis empresas clandestinas de segurança em Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (9). A operação, nomeada “Segurança Legal IX”, foi realizada em todo o país, nas 27 capitais brasileiras. No Estado, 65 estabelecimentos foram fiscalizados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal encerrou as atividades de seis empresas de segurança clandestinas em Mato Grosso do Sul, durante a operação "Segurança Legal IX", realizada em todas as capitais brasileiras. No estado, foram fiscalizados 65 estabelecimentos, incluindo casas noturnas, comércios e condomínios. A ação visa combater a atuação ilegal no setor de segurança privada, que deve ser controlado pela PF. Empresas clandestinas representam risco à segurança pública, pois seus vigilantes não passam por verificação de antecedentes criminais nem avaliações de aptidão física e psicológica.

Conforme nota da corporação, os locais vistoriados eram casas noturnas, comércios, condomínios e outros espaços que utilizavam serviços de segurança particular. No âmbito nacional, a operação fiscalizou 565 estabelecimentos.

O objetivo da operação é coibir a atuação ilegal no setor, que é controlado pela PF. Segundo a corporação, a contratação de segurança privada clandestina representa um risco à segurança pública.

Os seguranças de empresas clandestinas não são submetidos ao controle da Polícia Federal, ou seja, não passam por verificação de antecedentes criminais, e não há garantia de aptidão física e psicológica dos vigilantes, o que pode ser um perigo tanto para o contratante quanto para o público que utiliza esses espaços.

No país, apenas empresas de segurança privada devidamente autorizadas pela Polícia Federal podem prestar esse tipo de serviço.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.