ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Plano estadual contra coronavírus vai focar na prevenção, diz Reinaldo

Governador disse que plano de contingência deve ser divulgado por secretaria na semana que vem

Leonardo Rocha | 07/02/2020 11:09
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista coletiva, na Governadoria (Foto: Marcos Maluf)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista coletiva, na Governadoria (Foto: Marcos Maluf)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que o plano estadual contra o coronavírus, que está sendo preparado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), terá o foco na prevenção e deve ser divulgado na semana que vem. Ele ponderou que as ações locais vão seguir o formato definido em nível nacional.

“O secretário Geraldo (Resende) e sua equipe estiveram nesta reunião (Brasília) no Ministério da Saúde e já estão formatando o plano estadual sobre o coronavírus, que irá focar na proteção e prevenção, seguindo a lógica nacional”, disse Azambuja, durante entrega de viaturas na Governadoria.

Ele ponderou que o Estado vai seguir as regras e “padrões” do Ministério da Saúde. “Não será diferente do que está sendo adotado no eixo nacional”. Mato Grosso do Sul não tem nenhum caso suspeito (vírus) até o momento.

Durante a reunião de ontem (06) em Brasília, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, detalhou com os secretários estaduais de saúde, detalhes sobre os planos de contingência dos estados contra o vírus, em relação a ações de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos confirmados.

Monitoramento - O secretário (Geraldo Resende) já havia declarado que o Estado tem adotado medidas preventivas para identificar qualquer caso suspeito de coronavírus, tanto que no dia 31 de janeiro foi criado um criou Centro de Operações de Emergência para monitorar possíveis casos da doença.

Ele ainda descreveu que a preocupação maior por aqui são os casos de dengue, ao invés do coronavírus. Em todo o Estado já são 9.053 notificações, com 2 mil confirmações para a doença, e dez mortes confirmadas, durante este período.

Nos siga no Google Notícias