ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Polícia ambiental estreia novos barcos e caminhão no feriado prolongado

Equipamentos foram entregues em evento realizado na sede da PMA, em Campo Grande

Jones Mário e Leonardo Rocha | 19/06/2019 09:28
Entre novos materiais entregues à PMA estão 16 barcos e 14 motores de popa (Foto: Leonardo Rocha)
Entre novos materiais entregues à PMA estão 16 barcos e 14 motores de popa (Foto: Leonardo Rocha)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul recebeu 43 novos equipamentos na manhã de hoje. Os aparatos vão servir para reforçar fiscalização e já serão utilizados na Operação Corpus Christi, que começa ao meio-dia de hoje e segue até a próxima segunda-feira.

Os equipamentos foram entregues em evento realizado na sede da PMA, em Campo Grande. Os policiais poderão operar novo caminhão modelo Ford F-4000, 12 reboques, 16 barcos e 14 motores de popa. O pacote de reforço custou R$ 1.063.250,00, recurso viabilizado pelo governo estadual e por convênio com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que repassa parte do valor das multas aplicadas pela própria PMA como compensação ambiental.

O titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, garantiu que os aparatos vão ajudar a PMA no combate à pesca ilegal e outros crimes ambientais. “Esses equipamentos e embarcações serão usados no Rio Paraná e Rio Paraguai para fazer parte da frota de fiscalização da PMA, já participando da Operação Corpus Christi. Além da pesca ilegal, vão fiscalizar uso de coletes, apetrechos e licenças de pescaria”.

Videira revelou ainda que todo o efetivo da polícia ambiental estará à disposição durante o feriado prolongado. Além das ações nos rios e balneários, os agentes vão fiscalizar vias de acesso e rodovias, principalmente na volta do período de descanso.

Titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira, e governador Reinaldo Azambuja durante evento na sede da PMA (Foto: Leonardo Rocha)
Titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira, e governador Reinaldo Azambuja durante evento na sede da PMA (Foto: Leonardo Rocha)

Presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que os novos equipamentos vão auxiliar “principalmente na preservação do estoque de peixes dos nossos rios”.

Em fevereiro deste ano, o tucano baixou decreto que reduziu pela metade a quantidade permitida para pesca amadora e esportiva já a partir deste ano. A cota anterior, de 10 quilos, mais um exemplar e cinco piranhas, passou a ser de 5 quilos, mais um exemplar e cinco piranhas. A normativa também estipula cota zero à pesca amadora de 2020 em diante, a fim de estimular a recuperação do estoque pesqueiro.

Azambuja também falou sobre o foco no incremento da segurança. “Desde meu primeiro mandato coloquei a segurança como prioridade. Começamos com a reestruturação das polícias, depois com a compra de equipamentos, viaturas. A segurança é uma prioridade apesar da dificuldade econômica que o país vive e os investimentos feitos mostram redução dos índices de criminalidade em todas as regiões do Estado”.

Os novos materiais entregues hoje vão equipar as subunidades da PMA de Porto Murtinho, Três Lagoas, Mundo Novo, Bataguassu, Aquidauana, Batayporã, Campo Grande, Coxim, Rio Negro, Bonito, Jardim, Bela Vista e São Gabriel do Oeste.

Nos siga no Google Notícias