ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Encontro no Passo do Lontra reúne apoiadores da “cota zero” de pesca

Empresários farão evento em alinhamento à proposta do governo de autorizar o apenas pesque-e-solte para amadores e desportistas

Humberto Marques | 21/05/2019 15:10
Evento no Passo do Lontra visa a exaltar o modelo de pesque-e-solte. (Foto: Divulgação)
Evento no Passo do Lontra visa a exaltar o modelo de pesque-e-solte. (Foto: Divulgação)

A região do Passo do Lontra, no Pantanal da Nhecolândia em Corumbá –a 419 km de Campo Grande–, sediará entre 30 de maio e 2 de junho um evento voltado a amantes da pesca esportiva, em apoio ao decreto do governo estadual que estabelece a “cota zero” para a pesca amadora e esportiva no Estado a partir do ano que vem. O 1º Encontro Pesca Cota Zero acontece no Passo do Lontra Park Hotel, sendo iniciativa de uma das primeiras famílias a explorar o turismo naquela região.

O hotel está localizado na beira do Rio Miranda, a oito quilômetros da BR-262 (a partir do entroncamento com a MS-184). Aquele foi o local escolhido pelo empresário João Venturini se instalar nos anos de 1970. A empresária Marju Venturini destaca que o evento não será um torneio, e sim um encontro de pescadores que apoiam a Cota Zero.

“É uma lei que veio para garantir o repovoamento dos nossos rios, onde não tem mais peixe, e fomentar o turismo, gerando economia e desenvolvimento a região e ao Estado”, destacou Marju, que já foi secretária de Turismo de Corumbá e considera que a medida assinada em 22 de fevereiro pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ajudará no repovoamento dos rios do Pantanal, onde não se encontravam mais peixes grandes e há forte pressão sobre os menores.

“Para o pescador o seu troféu é o peixe grande, por isso hoje todos vão à Argentina, pagando até três vezes mais um pacote, porque sabe que lá tem o peixe graúdo, como o dourado”, afirmou. Marju afirma que, há dez anos, a unidade incentiva o pesque-e-solte –dentre os clientes do hotel, 95% já se dedicam ao pesque-e-solte.

Hotel no Passo do Lontra será palco de encontro de pescadores. (Foto: Divulgação)
Hotel no Passo do Lontra será palco de encontro de pescadores. (Foto: Divulgação)

Apoios – O 1º Encontro dos Pescadores Esportivos é apoiado por operadores de barcos-hotéis, empresas de equipamentos, o canal Fish TV, a Apep (Associação dos Pescadores Esportivos do Pantanal) e de um frigorífico que realizará degustação de carne de jacaré criado em cativeiro. O evento ainda terá shows ao vivo de duplas sertanejas.

João Guilherme Venturini, de 19 anos, é um dos coordenadores do evento, que considera “um projeto de futuro” que pode ser levado a outras regiões do Estado. A intenção é utilizar o encontro como multiplicador da ideia da cota zero.

Assinado em fevereiro, o decreto 15.166/2019 estabelece cota zero para as bacias dos Rios Paraguai e Paraná a partir de 2020, quando pescadores amadores e esportivos não poderão mais capturar e levar peixes. Pescadores profissionais tiveram a cota de 400 quilos mantida.

As medidas seriam aplicadas já neste ano, optando-se, porém, por um período de adaptação, em que a cota de pescado foi reduzida em 50% –de dez para cinco quilos de peixes mais um exemplar e cinco piranhas. O trade turístico e associações de pescadores apoiaram a medida, que visa a restabelecer os estoques pesqueiros nos rios de Mato Grosso do Sul, que há anos estão em baixa.

Nos siga no Google Notícias