Polícia de MS foi a segunda que mais apreendeu cocaína no país
Estado ficou atrás apenas de São Paulo nas apreensões entre 2013 e 2023, segundo Atlas da Violência

As forças policiais estaduais de Mato Grosso do Sul foram as que mais apreenderam cocaína no Brasil, atrás apenas de São Paulo, entre os anos de 2013 e 2023. Os dados estão na atualização do Atlas da Violência, divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Conforme o levantamento, mais de 29 toneladas do entorpecente foram retiradas de circulação no Estado. Já as apreensões feitas por agentes da Polícia Federal – incluindo a Polícia Rodoviária Federal – somaram 7,7 toneladas no mesmo período, colocando Mato Grosso do Sul na quarta posição no ranking federal.
Segundo o estudo, esse resultado era esperado, considerando o papel específico de cada força policial. No caso da PF, os estados que integram a rota internacional de drogas, seja por terra, ar ou mar, concentram as maiores apreensões.
Outro ponto destacado é a importância da atividade pericial para confirmar a quantidade e qualificar corretamente as substâncias apreendidas, já que muitas vezes o material não corresponde ao que parece visualmente. Também é a perícia que determina o grau de pureza da droga, o que pode variar bastante entre a produção e a venda no varejo.
“O desafio não é resolvido com a simples soma dos resultados de cada polícia, visto que muitas operações são realizadas de maneira integrada e registradas em cada instituição envolvida, gerando duplicidade de registros”, aponta o Atlas.
No Brasil, contabilizar com precisão a quantidade de drogas apreendidas ainda é um obstáculo, já que as ações envolvem tanto as polícias estaduais quanto as federais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.