ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Portaria regulamenta reaproveitamento de processo da 1ª habilitação

Candidato poderá reaproveitar por mais 12 meses os cursos realizados, teóricos e práticos, desde que os dados estejam preservados

Gabriel Neris | 01/10/2019 18:05
Entrada do Detran-MS, na saída para Rochedo, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Entrada do Detran-MS, na saída para Rochedo, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Portaria 61 do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) publicada na edição desta terça-feira (1º) estabelece normas e procedimentos referentes ao aproveitamento de cursos, exames e taxas em processos da primeira habilitação no Estado.

A partir de agora, o candidato poderá reaproveitar por mais 12 meses os cursos realizados, teóricos e práticos, desde que os dados estejam preservados em sistema informatizado. A avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental, com resultado apto ou apto com restrição, e que estiverem dentro do prazo de validade, também serão considerados.

Conforme a publicação, também será aproveitada pelo mesmo período, a taxa referente à Emissão de Permissão para Dirigir ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Serão beneficiados os processos de primeira habilitação que foram excluídos do sistema, de forma automática, a partir desta terça-feira, e com validade do exame de aptidão física e mental superior a dois anos. A portaria entrará em vigor no próximo dia 16.

Rosilda da Silva Melo, diretora de Habilitação do Detran-MS, afirma que será um benefício para o candidato que não conseguiu concluir o processo no prazo de 12 meses. “Antes o candidato tinha que pagar tudo novamente. Agora com o aproveitamento de cursos e exames médico e psicológico, o processo sai mais em conta para quem ultrapassou o prazo estabelecido inicialmente”, disse.

Nos siga no Google Notícias