ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Preços subiram mais na opinião de idosos, mulheres e quem tem ensino fundamental

Pesquisa de opinião pública do Instituto Paraná Pesquisas foi realizada em todas as regiões do país

Caroline Maldonado | 22/06/2021 08:52
Nos mercados, os preços permaneceram iguais para 5,6%; aumentaram para 32% deles e aumentaram muito para 59% (Foto: Marcos Maluf)
Nos mercados, os preços permaneceram iguais para 5,6%; aumentaram para 32% deles e aumentaram muito para 59% (Foto: Marcos Maluf)

A maioria das pessoas que foi ao mercado ou à farmácia nos últimos 30 dias tem a sensação ruim de que os preços aumentaram muito. É o que revela uma pesquisa de opinião pública divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, realizada em todas as regiões do país. As mulheres, os idosos e as pessoas que estudaram até o ensino fundamental são os que mais tiveram percepção de que os preços aumentaram demais, no Brasil.

Os dados do Centro-Oeste, que abriga Mato Grosso do Sul, foram levantados em um mesmo grupo que o Norte. Entre esses moradores, 66% julgam que os preços aumentaram muito nos supermercados, 25% acham que aumentaram, 4% acreditam que os preços estão iguais e 1,5% acham que os preços caíram no último mês, enquanto 1,5% não sabem ou não opinaram.

Já na farmácia, 1,7% acreditam que os preços dos remédios diminuíram, 15% acham que os valores estão iguais, 37% perceberam que houve aumento e 42% reclamaram que os preços aumentaram muito.

Na farmácia, a alta nos preços foi maior na percepção das mulheres (Foto: Henrique Kawaminami)
Na farmácia, a alta nos preços foi maior na percepção das mulheres (Foto: Henrique Kawaminami)

Mercado - Nos mercados, os preços chegaram a diminuir na percepção de 1,6% dos homens; permaneceram iguais para 5,6%; aumentaram para 32% deles e aumentaram muito para 59%. Dos entrevistados, 0,8% não souberam opinar. Entre as mulheres, 71% acham que os preços subiram muito; 22% acreditam que os valores aumentaram; 3% acham que estão iguais e 1,2% acreditam até que houve redução nos preços dos produtos.

Entre as pessoas com 60 anos ou mais, 73% acham que os preços aumentaram muito; 20% que aumentaram; 4% que os valores permanecem iguais e 1,3% que os preços chegaram a diminuir. Dos entrevistados que têm entre 45 e 59 anos, 70% acham que os preços subiram muito e dos que têm de 35 a 44 anos, 65% pensam o mesmo. Das pessoas com idade entre 16 e 34 anos, 58% reclamaram de aumento forte nos preços.

Dos que têm Ensino Fundamental, 69,6% perceberam uma alta mais acentuada nos valores, enquanto entre os que têm Ensino Médio 66,1% perceberam o mesmo e dos que que têm Ensino Superior 59,7% pensam igual.

Remédios - Na farmácia, a alta nos preços foi maior para as mulheres, 49,1%. Entre os homens, 35% disseram que os preços tiveram alta acentuada. Os preços aumentaram muito para 51% das pessoas com ensino fundamental, 40% das que têm ensino médio e 33% das que possuem ensino superior.

Conforme a pesquisa, 55% dos idosos acham que os preços aumentaram muito, 48% das pessoas entre 45 e 59 anos pensam o mesmo, o percentual é de 41,0% entre os de 35 a 44 anos; 33% entre os de 25 a 34 anos e 27% entre os com idade de 16 a 24 anos.

O levantamento foi realizado com pouco mais de 2 mil habitantes de 152 municípios brasileiros entre os dias 12 a 16 de junho, deste ano. Não foram divulgados dados por município, apenas por região.. O levantamento considerou sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. A pesquisa foi feita com abordagem pessoal em domicílios, com moradores de 16 anos ou mais.

Nos siga no Google Notícias