ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Preso em MS, bicheiro reage a recado de cúpula e dá “cartada” no Carnaval do Rio

Contraventor convocou o filho mais velho a assumir o comando de escola de samba a um mês do Carnaval

Por Anahi Zurutuza | 20/01/2026 13:55
Preso em MS, bicheiro reage a recado de cúpula e dá “cartada” no Carnaval do Rio
Rogério de Andrade, que é patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel, durante desfile (Foto: Banco de Imagens/Jornal O Dia)

Preso em Mato Grosso do Sul desde novembro de 2024, Rogério Andrade, um dos bicheiros mais poderosos do Rio de Janeiro, mostrou que continua no comando, e não só da loteria ilegal. Apesar de cumprir a regras do RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), na Penitenciária Federal de Campo Grande, que dificultam o contato com o mundo extramuros, o contraventor convocou o filho mais velho a assumir o comando de escola de samba do Rio a um mês do Carnaval, após receber recado da cúpula do jogo do bicho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O bicheiro Rogério Andrade, mesmo preso em regime disciplinar diferenciado na Penitenciária Federal de Campo Grande desde novembro de 2024, mantém influência sobre a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. Após receber informações sobre problemas financeiros na agremiação, ele determinou que seu filho mais velho, Gustavo, assumisse o comando. Andrade, que é patrono da escola, está detido por ser acusado de ordenar o assassinato de seu ex-cunhado Fernando Iggnacio, com quem disputava o controle dos pontos de jogo do bicho herdados de seu tio, Castor de Andrade. Esta não é sua primeira passagem pelo presídio federal sul-mato-grossense, tendo estado lá em 2007 durante a Operação Gladiador.

No RDD, as visitas e conversas com advogados são permitidas, embora mais restritas que no regime comum, praticado em presídios estaduais por exemplo, e passíveis de monitoramento por áudio e vídeo. Mesmo assim, conforme a apuração do Jornal O Globo, Rogério teria sido informado pelos outros chefões do bicho no Rio sobre desordem na Mocidade Independente de Padre Miguel, principalmente na área financeira.

A matéria do jornal carioca afirma ainda que prontamente, Gustavo Andrade convocou reunião com a diretoria da agremiação e tomou as rédeas da situação.

“A presença do filho mais velho de Rogério em uma das salas administrativas mais bem decoradas da Cidade do Samba é considerada uma das mudanças mais significativas na escola nos últimos anos, período marcado por sucessivos reveses”, diz a reportagem de O Globo.

O bicheiro preso na Capital é patrono da escola de samba. Ou seja, o responsável pelo suporte financiado para que a agremiação concorra no desfile de Carnaval.

A reportagem não detalha como o recado da cúpula chegou a Mato Grosso do Sul e nem como a resposta de Rogério foi enviada.

Preso em MS, bicheiro reage a recado de cúpula e dá “cartada” no Carnaval do Rio
Penitenciária Federal em Campo Grande (Foto: Senappen/Divulgação)

Mandante de assassinato – O bicheiro está em Campo Grande por decisão 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Rogério Andrade estava em cela do Presídio de Segurança Máxima Laercio Pellegrino, o Bangu 1, desde o dia 29 de outubro de 2024, quando foi alvo Gaeco (Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Ele é acusado de ordenar o assassinato de Fernando Iggnacio, seu ex-cunhado e rival nos “negócios”.

O contraventor herdou os pontos do jogo do bicho no Rio do tio, Castor de Andrade, em 1997, e a briga familiar durante o “inventário” fez Andrade e Iggnacio virarem inimigos.

Os dois já estiveram juntos no presídio federal sul-mato-grossense há mais de 10 anos. Em 2007, ambos foram trazidos para a Capital depois de terem sido alvos da Operação Gladiador, da Polícia Federal, que investigou esquema da dupla e a corrupção de policiais do RJ. Em 2009, Andrade conseguiu a liberdade.

Sob escolta fortemente armada e após “viagem” de quase 8 horas, Rogério pisou em solo sul-mato-grossense por volta das 15h30 do dia 12 de novembro daquele ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.