ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Primeiro diagnosticado grave em MS, cônsul "volta à vida" após superar covid-19

Há três dias na Capital, Kabril Yussef viu rotina mudar após coronavírus; “Estou feliz agora que estou em casa”, conta

Liniker Ribeiro | 05/05/2020 17:12
Primeiro diagnosticado grave em MS, cônsul "volta à vida" após superar covid-19
Kabril Yussef, de 66 anos, de volta a Campo Grande após mais de um mês internado em hospital de São Paulo (Foto: Kísie Ainoã)

Depois de 47 dias internado em hospital particular de São Paulo, o primeiro paciente grave diagnosticado com covid-19, em Mato Grosso do Sul, retornou a Campo Grande no último sábado (2). Aliviado por estar em casa, ao lado da família e recebendo o carinho de amigos (de longe), Kabril Yussef, cônsul da Síria no Estado, ainda não poderá retomar as atividades de forma integral. Segundo ele, os próximos dias serão de recuperação e cuidados, pelo menos até a data de retorno ao Hospital Sírio-Libanês, daqui a pouco mais de um mês.

“Estou feliz agora que estou em casa, com meus filhos e recebendo apoio dos melhores amigos que eu poderia ter”, ressalta Yussef em entrevista ao Campo Grande News, três dias após retornar de São Paulo. “Agora é recuperar e aguardar a hora de retornar ao médico para um novo check-up, daqui a 45 dias”, complementa.

Longe do quarto de hospital e livre dos procedimentos médicos diários, Kabril afirma ter vivenciado situações incomuns em seu dia a dia. “Eu nunca tomei remédio na minha vida, muito menos estive em um hospital”, destaca ao lembra que, ao contrário disso, precisou se submeter a exames de sangue e atendimentos diários durante o período em que esteve internado.

Primeiro diagnosticado grave em MS, cônsul "volta à vida" após superar covid-19
Retorno ao trabalho está sendo de forma tranquila, levando em consideração tempo de recuperação (Foto: Kísie Ainoã)

Além do tratamento contra o novo coronavírus, a internação acabou resultando em dois procedimentos cirúrgicos. Yussef explica que, durante a realização de exames, a identificação de uma artéria obstruída levou a realização de exame de cateterismo e de uma angioplastia.

“Mas antes de passar por isso eu precisei estar curado do coronavírus. Nenhum procedimento é realizado enquanto você não está 100% bem”, explica. O pulmão do paciente ficou praticamente 92% comprometido.

A complicação do estado de saúde de Kabril resultou em 21 dias de coma. Ao despertar, mesmo sem saber onde estava e o que exatamente havia acontecido, Yussef conta que sua primeira reação foi retirar de seu corpo toda a aparelhagem que o prendia a cama. Rapidamente, equipes médicas entraram no quarto de internação e ajudaram a acalma-lo.

Aliás, toda a atenção que recebeu dos profissionais da saúde é altamente reconhecida por ele e familiares. “Agradeço a Deus e a todas as pessoas pelas orações, ao meu amigo, e um agradecimento especial a equipe médica de Campo Grande, ao Dr. Eduardo Elias, equipe médica em São Paulo, Dr. Roberto Kalil, a equipe do Dr. Carlos Carvalho e do Dr. David Uip”, agradece.

Alerta – Com propriedade para dizer os riscos que correu após contaminação pelo novo coronavírus, Kabril Yussef reforça, é necessário “tomar todos os cuidados, lavar bem as mãos, usar álcool em gel e máscara”. O alerta do paciente vai além. “Essa doença é muito grave e atinge todas as idades”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias