ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 22º

MiAuNews

Protetora busca família para Zangado, cão de guarda sob risco de eutanásia

Depois de denúncia, ele foi retirado do Detran e tem até quinta-feira para encontrar um novo lar."

Por Inara Silva | 14/01/2026 16:16
Protetora busca família para Zangado, cão de guarda sob risco de eutanásia
Campanha busca lar para o cão Zangado (Foto: Divulgação)

A protetora independente de animais Andréia Gasparello procura interessados em adotar um cão vira-lata conhecido como Zangado. O animal vivia no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Campo Grande, onde era cuidado e alimentado por funcionários. No entanto, após um ataque a um funcionário terceirizado, que sofreu arranhões e formalizou uma reclamação, o cão foi recolhido pelo GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A protetora de animais Andréia Gasparello busca um lar para Zangado, um cão recolhido pelo Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ) após um incidente no Detran de Campo Grande. O animal, que era bem tratado por funcionários, foi considerado agressivo após um ataque a um trabalhador. Andréia afirma que Zangado é um cão de guarda que reagiu por se sentir ameaçado e que não representa risco. Caso não seja adotado até o dia 15, ele poderá ser eutanasiado, conforme procedimento padrão para cães agressivos. A Prefeitura, no entanto, garante que nenhum animal saudável é eutanasiado e que Zangado permanece sob observação.

Segundo Andréia, Zangado recebeu este nome porque é bravo, mas como um cão de guarda comum e teria reagido por se sentir ameaçado. Ainda assim, afirma que o animal mantinha boa convivência com os trabalhadores do local. A protetora relata, inclusive, que foi ela quem levou o cão para a castração e garante que ele não ofereceu riscos durante o contato.

O cachorro foi recolhido no dia 6 de janeiro e, conforme a protetora, caso não seja adotado até esta quinta-feira (dia 15), poderá ser encaminhado para a eutanásia. Andréia explica que o procedimento é padrão em casos envolvendo cães considerados agressores, mas reforça que Zangado tem condições de ser encaminhado para adoção. O procedimento relatado por Andréia foi confirmado por funcionários do órgão, como ação padrão, no entanto, a assessoria de imprensa da Prefeitura ressalta que “nenhum animal saudável é eutanasiado”. A nota reforça “que o animal em questão segue em observação na GCZ”

Segue a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que nenhum animal saudável é eutanasiado, e todos aqueles que são disponibilizados para adoção permanecem sob acompanhamento da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ).

A pasta reforça que todos os animais que estão para adoção passam por avaliação técnica e recebem os cuidados necessários enquanto aguardam uma família responsável. O objetivo é garantir proteção, bem-estar e a destinação adequada desses animais, sempre com foco na preservação da vida.

Ainda reforça-se que o animal em questão segue em observação na GCZ”.

Serviço - Para outras informações, entrar em contato com a protetora independente de animais Andréia Gasparello, pelo seguinte telefone: (67) 99152 7268.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.