ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Reforma previdenciária de MS tem nota máxima em estudo nacional

Estado divide primeiro lugar no ranking com uma das 3 reformas previdenciárias mais eficientes do país

Ana Paula Chuva | 24/09/2020 13:01
Gráfico mostra a pontuação de cada unidade federativa. (Fonte: CLP)
Gráfico mostra a pontuação de cada unidade federativa. (Fonte: CLP)

Estudo do CLP (Centro de Liderança Pública) colocou Mato Grosso do Sul e mais dois estados na liderança no impacto positivo da reforma previdenciária. O Estado atingiu nota máxima ao lado da Pará e Rio Grande do Sul. O instituto já havia divulgado a 9ª edição do Ranking da Competitividade onde MS ficou em 6ª posição.

Após a retirada das Reformas nos Sistemas Previdenciários Estaduais e Municipais no texto da Reforma da Previdência, 17 estados propuseram suas próprias mudanças cada um com suas características e projeção de economia, que no total contribuíram com aproximadamente R$ 100 bilhões em 10 anos.

Com a crise gerada pela pandemia da covid-19, ficou ainda mais importante que cada unidade federativa tenha sua sustentabilidade fiscal par que nos próximos anos o Brasil possa retomar o desenvolvimento econômico e prestar serviços públicos de qualidade, segundo o CLP.

Conforme o estudo, até o mês de setembro de 2020, mais três Estados tinham enviado suas próprias propostas de mudanças nas regras previdenciárias: Minas Gerais, Distrito Federal e Paraíba.

Além do Mato Grosso, que enviou uma tímida reforma até o início do ano, nos meses seguintes aprovou uma extensão da proposta.

Para realizar a comparação entre as reformas estaduais, o CLP gerou um score de 0 a 10, do impacto das medidas de cada documento. Foram listadas 12 medidas principais divididas em 8 grupos com cada um somando entre um e dois pontos.

Caso o estado tenha adotado a medida de forma integral, recebe o ponto inteiro e se a adoção foi parcial o ponto é divido pela metade.

Com o novo método de pontuação do CLP, Mato Grosso do Sul divide o primeiro lugar no ranking com os estados do Rio Grande do Sul e Pará atingindo a nota máxima, ou seja, adotaram todas as medidas propostas em suas reformas.

O Distrito Federal junto com Pernambuco, Maranhão e Amazonas ficaram com as últimas posições do ranking com a aprovação apenas de mudanças pontuais em seus sistemas previdenciários, com notas até um.

Nos siga no Google Notícias