ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Reinaldo cobra contrapartida de Moro para renovar convênio de segurança

Governador argumenta que despesas para coibir tráfico internacional de drogas e armas ficam somente para o Estado

Jones Mário | 15/06/2019 15:41
Reinaldo Azambuja falou sobre segurança na fronteira após convenção do PSD em Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)
Reinaldo Azambuja falou sobre segurança na fronteira após convenção do PSD em Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a comentar sobre o impasse com o ministro da Justiça Sérgio Moro para renovar convênio que trata de segurança na região de fronteira do Estado com Paraguai e Bolívia. Para o tucano, Mato Grosso do Sul deve receber contrapartida pelo trabalho das polícias locais.

“Mandei uma carta ao ministro Sérgio Moro. Esse convênio foi feito no governo anterior e a gente não concorda com algumas cláusulas ali, porque onera o Estado e não tem a contrapartida da União. A gente quer discutir a presença das forças federais aqui na fronteira. O que está em pauta é qual a contrapartida que a União dará para ajudar a vigilância na fronteira”, revelou hoje, durante convenção estadual do PSD (Partido Social Democrata), em Campo Grande.

Azambuja argumenta que as despesas com operações para coibir o tráfico internacional de drogas e armas na região recaem sobre os cofres estaduais, bem como os gastos com as pessoas que estão presas por estes crimes nos presídios do Estado. O governo de Mato Grosso do Sul inclusive já entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) a fim de ser ressarcido pela União.

“Precisa de um olhar do Ministério da Justiça e a gente vai aguardar isso. Vencido o convênio, essa responsabilidade por todos os inquéritos sobre as pessoas que adentrarem Mato Grosso do Sul com drogas, armas, tudo que for tráfico, passa à Polícia Federal. Dá para a gente pactuar um entendimento. Nós estamos abertos à discussão, mas não com o abandono das forças federais na fronteira”, continuou. Segundo o tucano, o convênio com a União vence no próximo dia 28.

Pela legislação vigente, a responsabilidade pelo policiamento das fronteiras do País é da Polícia Federal. Em 2016, foi criado por decreto o PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras), que prevê integração e articulação de ações de segurança pública da União com estados e municípios situados na faixa de fronteira.

Nos siga no Google Notícias