ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 34º

Cidades

Resgate prioriza entrega de corpo à família após acidente aéreo em fazenda

Delegada do Dracco explica que a prioridade foi retirar o corpo antes da análise dos destroços

Por Bruna Marques e Clara Farias | 17/09/2025 11:34


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Corpo de médico e pecuarista morto em acidente aéreo chega a Campo Grande. Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, pilotava um Cessna 210 Silver Eagle que desapareceu entre Itiquira (MT) e Sonora (MS). Destroços foram encontrados na Fazenda Piquiri, em Corumbá (MS). Priorizando a família, o corpo foi retirado antes da perícia completa da cena do acidente, que fica em local de difícil acesso. O Dracco e o Cenipa investigarão as causas do acidente. O corpo seguirá para Araçatuba (SP) para o velório.

O corpo do médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, chegou a Campo Grande na manhã desta terça-feira (16), às 11h06, após ser retirado dos destroços da aeronave encontrada na Fazenda Piquiri, em Corumbá, região pantaneira.

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), a prioridade da equipe foi garantir que o corpo fosse entregue à família antes mesmo da análise completa da cena do acidente. “Foi nas proximidades da sede da fazenda, o que dificulta bastante a chegada por terra. Precisamos de uma logística específica para avaliar os destroços da aeronave, por isso priorizamos a retirada do corpo”, explicou.

Resgate prioriza entrega de corpo à família após acidente aéreo em fazenda
Familiares da vítima acompanharam a chegada do corpo (Foto: Clara Farias)

Após ser colocado em um saco mortuário, o corpo foi levado até a sede da fazenda e, em seguida, transportado em uma viagem de cerca de duas horas até a Capital. De Campo Grande, seguirá para Araçatuba (SP), onde será realizado o velório.

A aeronave havia desaparecido no trajeto entre Itiquira (MT) e Sonora (MS). Partes do motor foram localizadas a aproximadamente 180 quilômetros de Coxim. O filho do piloto, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, de 37 anos, confirmou o falecimento: “Sim, infelizmente, ele faleceu”, disse.

Resgate prioriza entrega de corpo à família após acidente aéreo em fazenda
Estragos de aeronave que caiu no Pantanal (Foto: Direto das Ruas)

Apoio aéreo no transporte - O deslocamento até Campo Grande foi feito pelo GOA (Grupamento de Operações Aéreas) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em missão solicitada pela Força Aérea Brasileira.

Segundo o capitão Jonatas Costa e Silva Lucena, a operação teve caráter humanitário. “Foi uma missão de apoio, a pedido da Força Aérea. Eles fizeram a localização da aeronave e a remoção do corpo até a sede da fazenda, e solicitaram o apoio para o transporte até Campo Grande. Nós deslocamos uma aeronave com um tripulante e realizamos apenas o traslado do falecido até a capital”, explicou.

Resgate prioriza entrega de corpo à família após acidente aéreo em fazenda
Corpo chegando em aeronave do Corpo de Bombeiros (Foto: Clara Farias)

Sobre as condições do local, Lucena destacou as dificuldades de acesso. “É uma fazenda na região norte do Estado. O acesso terrestre é bastante prejudicado, com estradas de terra. Então, a melhor forma de transporte é pelo meio aéreo. Um traslado por via terrestre poderia levar de 8 a 10 horas, dependendo do ponto”, detalhou.

O oficial explicou ainda que o GOA não chegou até a cena do acidente. “Nós pousamos apenas na pista da fazenda. O local da queda foi a 18 quilômetros da sede, e todo o acompanhamento direto foi feito pela Força Aérea. Nós não tivemos acesso à aeronave”, afirmou.

O voo de ida e volta durou cerca de 1h40 a 2h cada trecho. Quanto ao clima, Lucena informou que as condições estavam favoráveis: “Hoje encontramos céu limpo. Ontem houve a entrada de uma frente fria, mas qualquer questão climática relacionada ao acidente será investigada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e divulgada posteriormente.”

Resgate prioriza entrega de corpo à família após acidente aéreo em fazenda
Delegada Ana Cláudia Medina responsável pelas investigações (Foto: Clara Farias)

Sobre as investigações, Ana Cláudia destacou que o Dracco e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) terão atuações complementares. “O Cenipa trabalha na prevenção de acidentes, trazendo hipóteses, não a causa. Já a polícia judiciária investiga a causa real. Nossas atuações se apoiam e não se conflitam”, afirmou.

O Dracco deve ir ao local do acidente nesta quinta-feira (17), junto com o Cenipa, para iniciar a análise dos destroços da aeronave.

Resgate prioriza entrega de corpo à família após acidente aéreo em fazenda
Funerária do aguardando para levar corpo ao Imol (Foto: Clara Farias)

Acidente — Ramiro conduzia um Cessna 210 Silver Eagle, de prefixo PS-FDW, que saiu por volta das 7h39, no horário de MS (Mato Grosso do Sul), com previsão de chegada às 9h30. No entanto, enfrentou condições adversas de tempo por volta das 8h30 e caiu menos de uma hora após a decolagem.

O último contato foi feito na região da Fazenda Paraíso, no Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Cerca de 4 horas depois, os destroços do monomotor foram localizados na Fazenda Santa Terezinha, em área de difícil acesso. Indícios apontam que Ramiro teria tentado um pouso de emergência.

Resgate prioriza entrega de corpo à família após acidente aéreo em fazenda
Ramiro de Matos tem experiência em pilotar e faz o trajeto regularmente (Foto/Arquivo familiar)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.