ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Ritmo entre mortes por covid-19 desacelera em MS

Até dia 17 de abril, MS dobrava o número de mortes a cada 6 dias, agora subiu para 13

Lucia Morel | 30/04/2020 17:46
Funcionário de funerária em tempos de covid-19, cumprindo regras de higienização. (Foto: Paulo Francis)
Funcionário de funerária em tempos de covid-19, cumprindo regras de higienização. (Foto: Paulo Francis)

O monitoramento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da pandemia de covid-19 no Brasil indica que Mato Grosso do Sul reduziu o ritmo de óbitos pela doença na semana entre os dias 17 e 25 de abril. No primeiro levantamento, as mortes dobravam a cada 6 dias. Esse período, agora, aumentou para 13.

Os números, no entanto, foram calculados até o momento em que havia 7 mortos pela doença no Estado, e já há 9 e qualquer alteração no ritmo, será identificada apenas no próximo levantamento.

Em Campo Grande, até agora 2 mulheres morreram, uma de 71 anos, com quadro agravado por conta de infecção urinária crônica e outra de 63 anos, que fazia tratamento contra câncer.

Segundo a Fiocruz, no geral, em todo Brasil, houve uma desaceleração na quantidade de óbitos, assim como em Mato Grosso do Sul. Já em alguns outros estados, como Rio Grande do Sul, Sergipe, Maranhão, Amazonas, Alagoas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Piauí e Rondônia, a situação é diferente, com o ritmo de mortes aumentando.

A Fundação aponta que “apesar da tendência exponencial de crescimento geral no número de casos e de óbitos por Covid-19, observa-se em alguns estados uma desaceleração da transmissão”, como ocorreu em MS no período avaliado.

Nota técnica do órgão indica ainda que “a aceleração ou desaceleração do crescimento pode ocorrer em função de diversos fatores, tais como: o estabelecimento de medidas mais ou menos restritivas para as atividades econômicas; redução da oferta ou mesmo proibição de linhas de transporte inter e intramunicipais; e a capacidade de diagnóstico clínico e laboratorial, entre outros”.

Apesar do dado positivo, a Fiocruz aponta crescimento frequente no número de casos, sem ainda prever um momento de queda.

Pelo Observatório Covid-19 da Fundação, a expectativa é que na próxima semana, em 7 de maio, Mato Grosso do Sul tenha 425 casos confirmados da doença. Atualmente, são 255 conforme último boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Fonte: Fiocruz
Fonte: Fiocruz


Nos siga no Google Notícias