ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Saiba o que muda a partir deste domingo em MS

Decreto com novas restrições foi publicado nesta semana no Diário Oficial do Estado

Por Aletheya Alves | 14/03/2021 07:00
Durante os finais de semana, comércio poderá ficar aberto apenas até 16h. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Durante os finais de semana, comércio poderá ficar aberto apenas até 16h. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Neste domingo (14) entram em vigor as novas restrições determinadas pelo governo de Mato Grosso do Sul. Contra a covid-19, o decreto estadual define normas de funcionamento para estabelecimentos.

Com regime específico para os finais de semana, neste domingo é necessário estar atento para três horários diferentes. Das 5h até às 16h, as atividades e serviços que não são classificados como essenciais podem funcionar. Assim, comércio de modo geral, restaurantes, bares, shoppings e qualquer outra atividade não listada como essencial devem fechar mais cedo.

Já entre 16h e 20h, apenas os 63 setores considerados essenciais podem manter as portas abertas (confira a lista completa no final da reportagem). Entre eles estão igrejas, transporte coletivo, jornais, oficinas mecânicas e parques públicos. Porém, o principal espaço verde da cidade também resolveu fechar antes. O Parque da Nações Indígenas fecha os portões às 16h.

Quando o novo toque de recolher tem início, às 20h, os setores permitidos se restringem. Só podem continuar abertos ao público mercados e similares, exceto conveniências, mas é permitida apenas a entrada de uma pessoa por família.

Dentro do toque de recolher também funcionam serviços de saúde, transporte, farmácias/drogarias, alimentação por delivery e postos de gasolina.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ônibus - Em Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) elaborou um regime diferenciado nos itinerários do transporte coletivo para atender os usuários aos finais de semana. Apesar de ser considerado essencial pelo decreto estadual, os veículos das linhas convencionais deixarão de rodar gradativamente a partir das 16h. Veja aqui.

Antecipando horário - Como vai ter de fechar às 16h durante os fins de semana, os shoppings resolveram definir novos horários para atendimento. No Shopping Campo Grande, que no domingo abria 12h, o horário hoje será das 10h às 16h. Após esse período, o sistema delivery e drive-thru continuam, além da Praça de Alimentação.

No Shopping Norte Sul, as lojas âncoras como Casas Bahia, Magazine Luiza, Renner, Riachuelo, C&A, Lojas Americanas, Pernambucanas, Avenida e Marisa também abrem das 9h até 16h. Na unidade, os restaurantes vão atender por delivery depois das 16h e seguem com entregas até 21h aos domingos.

O Shopping Bosque dos Ipês não muda nada e neste domingo abre das 11h até às 16h.

Confira a lista completa do que pode funcionar neste domingo até às 20h:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fiscalização - Em reunião sobre medidas para tentar frear o contágio pela covid-19 nesta semana, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) disse que vai colocar mil servidores na rua, com revezamento que prevê 300 pessoas por dia, para combater quem vai contra o decreto.

Seguindo os mesmos métodos de punição definidos anteriormente, quem for flagrado desrespeitando as medidas poderá ser encaminhado para as delegacias de polícia. Estabelecimentos que também não sigam as definições estaduais poderão ser interditados.

Para denúncias, a população pode acionar a Polícia Militar através do número 190 ou a GCM (Guarda Civil Metropolitana) pelo 153.



Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário