ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Sanesul restabelece abastecimento de água em Corumbá após 24h de pane

Empresa trocou equipamento danificado e alega impactos diretos com queda constante de energia

Por Silvio de Andrade | 03/01/2026 14:03
Sanesul restabelece abastecimento de água em Corumbá após 24h de pane
Equipamento em substituição ao queimado é içado no meio do rio para o setor de máquinas do sistema de captação. (Foto: Divulgação)

A distribuição linear de água para atender a população de Corumbá será restabelecida totalmente até o fim da tarde deste sábado, após a paralisação por cerca de 4h do sistema de bombeamento que é feito do Rio Paraguai, em frente ao Porto Geral. A interrupção ocorreu na madrugada de ontem devido a queda de energia elétrica no local.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Sanesul restabeleceu o abastecimento de água em Corumbá após 24 horas de interrupção causada por uma pane elétrica no sistema de bombeamento do Rio Paraguai. A queda de energia, ocorrida na madrugada de sexta-feira, provocou a queima de um motor e reduziu em um terço o volume de captação. O fornecimento foi normalizado à 1h de sábado, após a substituição do equipamento danificado. Segundo o gerente regional, Diogo Gaeta, alguns pontos da parte alta da cidade ainda enfrentam baixa pressão, mas a situação deve ser regularizada até o final da tarde.

A regional da Sanesul (Empresa de Saneamento de MS) informou que a captação de água foi retomada totalmente após 24h da ocorrência da pane, isto é, às 1h deste sábado, com a substituição do motor queimado em razão das quedas de energia no sistema de bombeamento.

A empresa calcula que houve queda de um terço no volume de captação durante o período crítico, ocasionando a falta de água nas torneiras de residências na parte alta da cidade, onde o abastecimento é mais complexo.

“Paralisar o bombeamento de água, como ocorreu, é algo impensável”, disse Diogo Gaeta, gerente da regional de Corumbá. “Nossa equipe trabalhou de forma ágil para restabelecer o sistema e agora é uma questão de tempo para normalizar plenamente a distribuição na parte alta da cidade, onde alguns pontos ainda sofrem com a baixa pressão”, completou.

Impactos - Todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água depende diretamente do fornecimento contínuo de energia elétrica para operar de forma adequada.

 Segundo a empresa, as quedas de energia representam um desafio constante na região, “pois podem ocasionar danos a equipamentos sensíveis e comprometer a regularidade do serviço, impactando diretamente o abastecimento”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.