ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Secretário diz que MS vai vacinar até de madrugada se vierem doses da Janssen

Estados começam a disputar as doses da Janssen que tem prazo de validade só até 27 de junho

Por Ângela Kempfer | 09/06/2021 12:07
Frascos da vacina da Janssen que são aplicadas em apenas uma dose contra a covid. (Foto: Divulgação)
Frascos da vacina da Janssen que são aplicadas em apenas uma dose contra a covid. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul está disposto a vacinar até durante a madrugada, caso o Ministério da Saúde aceite proposta dos municípios de Mato Grosso do Sul, que pediram doses da vacina fabricada pela Janssen suficientes para imunizar 100% da população com mais de 18 anos no Estado.

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende, avisou que na tarde de hoje o governo estadual vai reforçar o pedido de remessa da vacina, que é aplicada em apenas 1 dose. A solicitação foi feita por ofício, assinado pelo presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Rogério do Santos Leite, secretário de Saúde em Corumbá, e encaminhada ontem (8) ao ministro Marcelo Queiroga.

Cerca de 3 milhões de doses da vacina da Janssen devem chegar ao Brasil na semana que vem, mas com prazo de validade até 27 de junho.  "Assumimos o compromisso de aplicar todas essas doses em apenas 5 dias...para fazer de Mato Grosso do Sul um estudo da eficácia dessa vacina, que é aplicada em apenas 1 dose", afirmou Geraldo Rezende.

Até agora, o Ministério da Saúde informou apenas que só as capitais devem imunizar com a Janssen, que ainda não havia sido comprada pelo Brasil.

O Conselho de Secretarias defende que chegue a todo Mato Grosso do Sul, que tem baixa densidade demográfica (quantidade de habitantes por metro quadrado) e logística de distribuição de doses que já se mostrou eficaz, demostrada pelo percentual de 96,67% das vacinas recebida aplicadas.

Como o imunizante é importado, o Brasil terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses. Tanto conselho, quanto governo estadual, apostam no esquema bem sucedido de distribuição em Mato Grosso do Sul, o que possibilitaria a entrega de 100% Das doses em até 12 horas a todos os 79 municípios.

Remessa garantida - Na madrugada dessa quinta, por volta de 1h, chegam mais de 51 mil doses da Astrazeneca, que serão distribuídas partir das 7h aos municípios para retomada da imunização por faixa etária.




Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário