Secretário pede cuidado redobrado com dengue após novas mortes
Mato Grosso do Sul é o segundo estado com mais mortes de dengue no Brasil. Foi o que informou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Ele disse que há vários “sorotipos” do vírus dentro do Estado, com grande incidência na maioria da cidades, por isso os cuidados precisam ser redobrados.
De acordo com os dados de saúde, já são 25 mortes de dengue no Estado apenas em 2020, sendo os últimos casos nas cidades de Laguna Caarapã, Itaquiraí e Naviraí. Para o secretário de saúde as ações de prevenção devem continuar e até aumentar neste período de coronavírus.
- Leia Também
- Dengue faz mais três vítimas e óbitos sobem para 25 neste ano no Estado
- Com 45.759 casos da dengue, MS é o 2º em notificações no País
“Temos que se conscientizar para que nossos parentes e nós não sejamos acometidos pela doença, a incidência é alta em todo Estado. Precisamos aproveitar o isolamento para verificar os quintais, moradias e calhas, para identificar eventuais focos de dengue”, disse Resende, durante coletiva.
Ele ponderou que apesar do foco na prevenção do coronavírus, é preciso que haja o cuidado com a saúde pública de outras doenças, como a dengue, assim como a continuação dos tratamentos de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer. “Os pacientes precisam continuar fazendo o controle”.
Em relação ao último boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde), os casos confirmados da doença subiram de 19.005 para 19.948 nesta semana. Já a quantidade de notificações saltaram de 45.159 para 48.613 desde a semana passada.