ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Semana Nacional do Registro Civil atenderá 20 municípios de MS

Campanha atenderá público vulnerável, como indígenas, pessoas em situação de rua e privados de liberdade

Por Geniffer Valeriano | 05/05/2025 14:45
Semana Nacional do Registro Civil atenderá 20 municípios de MS
Mulher registra a biometria em edições passadas da semana de mobilização (Foto: Reprodução/TJMS)

Para garantir o acesso à documentação básica, a Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”. A ação acontece de 12 a 16 de maio, em parceria com cartórios de registro civil, Instituto de Identificação, Justiça Federal, universidades, Procon/MS, Funai, Funtrab e outros órgãos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul promove a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, de 12 a 16 de maio. A iniciativa visa combater o sub-registro civil de nascimento e garantir documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento acontece em Campo Grande e outras 19 cidades do interior, oferecendo serviços como emissão de documentos, reconhecimento de paternidade, testes de DNA e casamentos coletivos. A ação conta com diversos parceiros, incluindo cartórios, Instituto de Identificação, Justiça Federal e Funai.

O principal objetivo da campanha é combater o sub-registro civil de nascimento. A proposta é garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade consigam obter documentos essenciais, como povos indígenas, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade, além daquelas sob medidas de segurança.

Em Campo Grande, a iniciativa contará com a participação da Carreta da Justiça, que levará serviços como reconhecimento de paternidade, dissolução e reconhecimento de união estável, ações de alimentos, divórcio, testes de DNA e conversão de união estável em casamento (com regime de comunhão parcial de bens).

A população da Capital também poderá procurar atendimento no Centro Universitário Unigran-Capital, na região central, das 8h às 17h.

Além de Campo Grande, 19 cidades do interior participam da Semana Nacional do Registro Civil: Amambai, Anastácio, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Fátima do Sul, Mundo Novo, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã (Sanga Puitã e Aral Moreira), Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro e Três Lagoas.

Nesses municípios, os serviços serão adaptados conforme a realidade local. Estão previstas ações como registro tardio de nascimento, emissão de segunda via de certidões, atendimento jurídico gratuito, documentação para indígenas e quilombolas, casamentos coletivos, alterações de nome, entre outros.

A campanha terá foco especial na população indígena em Caarapó e Mundo Novo. Em Nioaque, haverá oficinas de cidadania e capacitação. Já em Coxim e Nova Andradina, serão prestados atendimentos relacionados à emissão de certidões interestaduais por meio da Central de Informações do Registro Civil (CRC).

Confira os serviços oferecidos por cada órgão parceiro:

  • Instituto de Identificação (Sejusp): emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

  • Receita Federal: atualização e regularização do CPF

  • Procon/MS: orientação e atendimento ao consumidor

  • Sesau: vacinação, atualização da caderneta e emissão do cartão SUS

  • UFMS: orientação jurídica para demandas junto à SEAD/MS e INSS

  • Funtrab: atendimento ao trabalhador e empregador, além de orientações sobre o Seguro-Desemprego

  • Funai: atendimentos e orientações sobre documentação civil indígena

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias