ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

SES vai processar 1,1 mil exames de novo coronavírus no Instituto Butantan

Número de amostas represadas no Estado é quase o dobro da capacidade diária de análise

Jones Mário | 17/06/2020 12:49
Instituto Butantan coordena plataforma de laboratórios para diagnóstico da covid-19 em São Paulo (Foto: Divulgação)
Instituto Butantan coordena plataforma de laboratórios para diagnóstico da covid-19 em São Paulo (Foto: Divulgação)

As 1.146 amostras coletadas para exames de novo coronavírus e represadas no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) serão enviadas para o Instituto Butantan, em São Paulo (SP). Os materiais serão enviados de avião.

A alta demanda no Lacen tem provocado atraso de mais de três dias para divulgação dos resultados. Hoje, a estrutura do laboratório é capaz de rodar apenas 600 amostras diárias, segundo o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende.

Conversamos com o secretário de Saúde de São Paulo e com o diretor do Butantan, e estamos encaminhando, com aeronave do governo, 1.146 testes para que executem com velocidade maior, e para zerar o número de testes em Mato Grosso do Sul”, adiantou Resende, em transmissão ao vivo na manhã desta quarta-feira (17).

Famoso por centralizar a produção de soros antiofídicos (contra picadas de cobras), o Butantan coordena plataforma de laboratórios para diagnóstico da covid-19 no estado de São Paulo. A rede tem ainda, entre outros, o Instituto Adolfo Lutz, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Ainda conforme o secretário de Saúde do Estado, o avião do governo voltará com materiais e insumos de laboratório, a fim de reforçar a estrutura local.

Testagem - Painel da secretaria aponta para 22.885 testes para covid-19 realizados até agora em Mato Grosso do Sul. A maior parte, 8,5 mil, foi feita em Campo Grande.

Com o avanço da doença, a SES procura avançar também a testagem, principalmente no sistema drive-thru. A ampliação, porém, ainda esbarra em estrutura e recursos humanos.

A pasta articula para dobrar a oferta de exames em Dourados, com capacidade para 130 coletas diárias. A cidade distante 230 quilômetros de Campo Grande é o epicentro da covid-19 no Estado, com 1.421 casos confirmados.

O laboratório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) auxilia no processamento dos testes. Conforme Resende, a instituição assumiu compromisso de chegar ao máximo de sua capacidade de análise.

Ainda em transmissão ao vivo, o titular da SES revelou que trabalha para obtenção de novas máquinas para rodagem de exames. O Estado já havia comprado um termociclador de R$ 220 mil para processar amostras coletadas.

Nos siga no Google Notícias