ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sistema penitenciário recebe 2,1 mil testes rápidos da covid

Intenção é detectar efetivamente a doença e fazer o rastreamento da infecção

Gabriel Neris | 17/06/2020 23:27
Sistema penitenciário recebe 2,1 mil testes rápidos da covid
Movimentação de agentes em frente ao presídio da Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu 2,1 mil testes rápidos para detecção de anticorpos e diagnóstico precoce da doença.

A intenção é detectar efetivamente a doença e fazer o rastreamento da infecção.

O teste rápido pode ser realizado com amostras de sangue total, soro ou plasma. O resultado sai em cerca de 10 minutos.

A possibilidade de infecção, no entanto, não pode ser descartada por um resultado negativo. A produção de anticorpos, no início da doença, pode não ter sido detectada pelo TR, ocasionando o falso negativo. Nestes casos, a sugestão é repetir o teste para a confirmação da ausência da infecção.

Dentre as unidades do estado que receberam os testes rápidos está o Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário, responsável pela triagem de novos custodiados e atendimento de casos suspeitos entre internos de Campo Grande.

A chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, explica que os insumos foram distribuídos conforme a necessidade e a demanda apresentada de cada unidade prisional. A recomendação é testar pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema penitenciário que apresentem sintomas por mais de sete dias.