ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Sites do governo do Estado sofrem ataques de hackers

Invasor conseguiu acesso aos sistemas com "senha fraca" de usuário autorizado

Anahi Zurutuza | 19/05/2020 10:10
Postagem feita por hacker no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) (Foto: Direto das Ruas)
Postagem feita por hacker no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) (Foto: Direto das Ruas)

Páginas de secretarias, corporações e autarquias do Governo de Mato Grosso do Sul estão sofrendo tentativas de ataques cibernéticos desde a noite dessa segunda-feira (15). O primeiro site a ser invadido foi o da PM (Polícia Militar), segundo informou a Superintendência de Gestão da Informação, via assessoria de imprensa.

Na página da PM, hackers conseguiram acessar as ferramentas de publicação e fizeram postagens. O ataque foi registrado às 21h de ontem. Mais tarde, por volta da meia-noite, foi a vez do Portal MS, que funciona como ponto de partida para os sites das secretarias e onde é publicado todo o material institucional. A página da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) também foi invadida.

O coordenador do SGI, Celso Tanaka, explicou ainda que os hackers conseguiram fazer a invasão por meio de um login de usuário com uma senha fraca. A recomendação é que usuários tenham senhas diferentes para cada serviço e que elas sejam complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

As postagens dos hackers foram apagadas pela SGI e o login do usuário invadido foi bloqueado.

Nos siga no Google Notícias