ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Só em junho, 13 mil moradores de MS relataram sintomas de covid, informa IBGE

Desse total, 56% procurou atendimento em unidades de saúde, conforme

Marta Ferreira | 23/07/2020 12:58
Pessoas usando máscara na rua, como reflexo das medidas de proteção à covid-19, doença alvo de pesquisa do IBGE. (Foto: Marcos Maluf)
Pessoas usando máscara na rua, como reflexo das medidas de proteção à covid-19, doença alvo de pesquisa do IBGE. (Foto: Marcos Maluf)

No mês de junho, 13 mil moradores de Mato Grosso do Sul apresentaram sintomas de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a partir dos resultados da PNAD Covid-19, pesquisa feita por telefone sobre os reflexos da pandemia, que já matou 266 pessoas no Estado e acumula, em  4 meses, mais de 16 mil casos confirmados.

Em Mato Grosso do Sul, conforme o levantamento, o percentual é o terceiro menor no País, de 0,5%, se comparado à população total o número de pessoas que apresentaram queixas consideradas evidências da covid-19.  São elas perda de olfato ou paladar, tosse e dificuldade de respirar ou febre, tosse e dor no peito.

Dos que relataram sintomas, 56,6%, ou 7 mil pessoas, informaram ter procurado atendimento em estabelecimento de saúde.

Amapá (5,6%) e Roraima (5,0%) apresentaram os maiores percentuais de pessoas com sintomas conjugados de covid-19.

Também foi levantada a quantidade de pessoas com sintomas de gripe. A PNAD covid-19 estimou que 147 mil pessoas, ou 5,4% da população, estavam com algum tipo de relato de síndrome gripal, também o terceiro menor valor no País. Nesse aspecto, a Unidade da Federação com o maior percentual foi o Amapá (13,5%) e o menor foi registrado no Rio de Janeiro (4,4%).

O que é - A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19 é uma versão da PNAD Contínua, com coleta de dados por telefone. Seus objetivos incluem estimar o número de pessoas com sintomas referidos associados à síndrome gripal e obter informações sobre a procura por estabelecimento de saúde, por tipo de estabelecimento procurado.

MS é o terceiro com menos casos de pessoas com sintomas de covid-19, conforme pesquisa. (Arte: IBGE)
MS é o terceiro com menos casos de pessoas com sintomas de covid-19, conforme pesquisa. (Arte: IBGE)


Nos siga no Google Notícias