ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

STF decide manter demarcação de terras indígenas com a Funai

Em MS, são 16 territórios em estudo, 4 delimitados e 9 terras indígenas declaradas

Tainá Jara | 01/08/2019 18:00
Ministro Luís Alberto Barroso é o relator do processo (Foto: Divulgação/STF)
Ministro Luís Alberto Barroso é o relator do processo (Foto: Divulgação/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu manter nas mãos da Funai (Fundação Nacional do Índio) a competência para demarcação das terra indígenas, em sessão realizada na tarde desta quinta-feira. Trecho da Medida Provisória 886/2019, proposta no início do ano pelo presidente Jair Bolsonaro, devolvia a atribuição ao Ministério da Agricultura. A decisão impacta sobre Mato Grosso do Sul, que abriga a 2º maior população indígenas do País.

No Estado, são 16 territórios em estudo para demarcação, 4 delimitados e 9 declaradas. Etnias Terena, Guarani Kaiowá, Ofayé-Xavante e Guarani Nhandeva dependem do andamento dos processos.

Tramitando há mais de seis meses, a MP teve trecho barrado em junho pelo relator Luís Alberto Barroso, que se colocou contra as alterações. O ministro atendeu a um pedido liminar feito pelos partidos PT, PDT e Rede Sustentabilidade. Hoje, a decisão foi acatada por unanimidade por nove ministros do supremo. Apenas Alexandre de Moraes não participou sessão.

Na decisão, Barroso considerou a demora no andamento do processo: “o perigo na demora, tendo em vista que a indefinição da atribuição para demarcar as terras indígenas já se arrasta há seis meses, o que pode, por si só, frustrar o mandamento constitucional que assegura aos povos indígenas o direito à demarcação das áreas que ocupam (art. 231, CF) e comprometer a subsistência das suas respectivas comunidades”.

Foram quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6062, 6172, 6173 e 6174 ajuizadas contra dispositivos da MP 886/2019, que estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios. O principal argumento para barrar a medida foi a de que o presidente não pode editar duas vezes, no mesmo ano, MPs com mesmo teor, portanto, seria inconstitucional.

Nos siga no Google Notícias