ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

STF inicia hoje julgamento de demarcação de terra indígena contestada há 4 anos

Julgamento virtual deve acabar somente na próxima semana e demarcação da Taunay-Ipegue entra na votação

Silvia Frias | 30/04/2021 09:44
Área indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana, alvo de constetação (Foto/Arquivo)
Área indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana, alvo de constetação (Foto/Arquivo)

O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou hoje o julgamento virtual do mandado de segurança que questiona a continuidade da demarcação da Terra Indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande. O plenário abre discussão nesta sexta-feira e termina votação na próxima semana, 7 de maio.

Provisoriamente, a decisão é favorável à comunidade indígena, cuja assessoria jurídica conseguiu derrubar decisão anterior que impedia a demarcação. A votação iniciada hoje pode ratificar esse entendimento.

O mandado de segurança foi protocolado no STF pelo produtor rural Osvaldo Benedito Gonçalves, em 16 de maio de 2016, que buscava, por medida liminar, a suspensão do processo de demarcação. Entre as alegações é que seria a ampliação de terra indígena já demarcada, o que contraria a constituição.

Em caráter liminar, no dia 14 de setembro de 2016, o ministro Luiz Fux deferiu liminar ao produtor rural e suspendeu a demarcação da área. Porém, em 17 de novembro de 2020, o ministro Dias Toffoli negou seguimento ao recurso, derrubou a liminar, dando continuidade ao processo demarcatório da terra indígena.

A defesa do produtor contestou a decisão, impetrando agravo interno, alegando que Toffoli não avaliou os argumentos, fundamentos e provas especificas do caso, o que caracteriza ausência de fundamentação.

De acordo com o advogado da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Luís Henrique Eloy, a revisão dos limites é importante, pois a primeira demarcação foi feita com base em mapas de 1905. “(...) não foram feitos estudos de natureza etno-histórica, sociológica, jurídica, cartográfica e ambiental; não foi considerado, para a delimitação, o direito originário dos índios que habitavam a região; e não houve contraditório e ampla defesa”, avaliou.

Nos siga no Google Notícias