ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Supernotificação faz casos de Síndrome Respiratória aumentarem 285% no Estado

Notificação de casos de SRAG passou a ser obrigatório com a pandemia do novo coronavírus

Lucia Morel | 18/05/2020 18:27
Fonte: SES / Arte: Guilherme Correia
Fonte: SES / Arte: Guilherme Correia

De apenas 358 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) registrados em Mato Grosso do Sul até 8 de maio do ano passado, atualmente o Estado tem 1.379 pessoas vítimas da síndrome até a mesma data deste ano. O aumento de 285% é causado pela covid-19, mas a explicação não é tão assustadora.

De todos os casos da síndrome, de acordo com boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 59 foram causados pelo vírus da gripe, o Influenza e 34, pelo novo coronavírus. Os demais casos são decorrentes de outras doenças, sejam elas virais ou por bactérias.

Além do Influenza – e seus tipos - e do coronavírus, outros vírus que podem causar SRAG são adenovírus, metapneumovírus, vírus sincicial respiratório, parainfluenza tipos 1, 2 e 3.

A infectologista Mariana Croda, da Faculdade de Medicina da UFMS (Universidade Federal de MS) e do COE (Comitê de Operações de Emergência) da SES, o aumento decorrente uma super notificação de casos da síndrome, o que passou a ser tratado como protocolo de saúde em todo mundo com a pandemia do novo coronavírus.

Ou seja, a partir da presença da covid-19, notificar os casos da síndrome passou a ser obrigatório para haver um monitoramento do alcance real da doença em casos de SRAG.

“Antes não se notificavam todos os casos de SRAG. Agora, as pessoas vão a óbito com a síndrome e é protocolo colher o material (mucosas) e notificar o resultado do teste”, ressaltou.

A especialista diz que antes da covid-19, se as pessoas morriam de SRAG, não se tinha a obrigatoriedade de associar o óbito a algum vírus específico e por isso, não se solicitava o teste nem se notificava o caso à rede de saúde.

Até a semana passada, quando foi publicado o último boletim de Influenza, Mato Grosso do Sul registrava oito mortes por gripe, sendo três delas causadas pela H1N1, uma por gripe B e outras quatro por tipo de gripe não identificado.

Nos siga no Google Notícias