ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Toque de recolher na Capital voltará para 22h

Novas classificações do Prosseguir serão divulgadas amanhã e passarão a valer a partir da quinta-feira (13)

Jhefferson Gamarra | 11/05/2021 17:52
Na última atualização Campo Grande figurarva na bandeira vermelha, de grau alto (Foto: Arquivo)
Na última atualização Campo Grande figurarva na bandeira vermelha, de grau alto (Foto: Arquivo)

O governo de Mato Grosso do Sul atualiza amanhã (12) o mapa de risco para a pandemia de covid-19 instituído pelo programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Campo Grande, que na última atualização no dia 28 de abril figurava na classificação vermelha, de grau alto para a doença,  melhou os indicadores e será enquadrada na bandeira de cor laranja, indicando grau médio de perigo de contágio.

A nova atualização deverá valer para o período de 13 a 26 de maio.

De acordo com informações adiantadas pela secretária-adjunta de saúde de Mato Grosso do Sul, Christine Maymone, no novo mapa apenas os municípios de Guia Lopes da Laguna e Juti receberam a bandeira cinza, de risco extremo.

A cidade de Nioaque ficou com a melhor classificação, figurando na bandeira amarela, de grau tolerável. O restante dos municípios se dividiu entre as bandeiras laranja e vermelho.

Campo Grande estava em bandeira vermelha, depois de ter tido cinco dias de alteração, como forma de atender o comércio. De quinta a domingo (9), o toque de recolher ficou entre 22 e 5h, na segunda voltou para as 21h, e agora ficará de novo as dez da noite.

A regra - Conforme estabelecido pelo decreto n. 15.644, que criou o Programa Prosseguir, o toque de recolher nos municípios será determinado e alterados automaticamente conforme a classificação no mapa. Nas cidades com bandeiras verde, amarela e laranja será mais flexível, das 22h as 5h; municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; na classificação cinza, o toque de recolher será mais rígido das 20h as 5h.

O Prosseguir segue recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS),com reunião semanal de análises sanitárias de todos os municípios. As cidades só podem mudar de cor após 14 dias, mesmo que os dados diários indiquem a mudança de situação.

Quando a mudança de situação for para melhor, a metodologia prevê que não permite ‘pular’ faixas, como por exemplo, diretamente da faixa laranja para a verde. Já quando a mudança de situação for para pior, o plano permite ‘pular’ bandeiras, como sair da amarela e ir diretamente para a vermelha, devido à urgência na adoção de medidas restritivas.

Nos siga no Google Notícias