ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Três cidades de MS levam nota baixa no ensino da Medicina

Apenas Campo Grande atende todos os critérios considerados ideais para o funcionamento de uma faculdade médica

Adriano Fernandes | 18/06/2021 21:37

Dos quatro municípios sul mato-grossenses que sediam cursos de Medicina em Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande atende todos os critérios considerados ideais para o funcionamento de uma faculdade médica. Três Lagoas, por exemplo, possui 1,88 leito por aluno, quando o ideal seria pelo menos cinco leitos para cada aluno.

Situação parecida ocorre em Corumbá, onde foi aberta a mais recente faculdade de Medicina no Mato Grosso do Sul, que oferece 2,94 leitos públicos por aluno.  Já Dourados, a segunda maior cidade do Estado, tem média de 4,86 alunos por ala.

Só Campo Grande oferece os critérios ideais de ensino com média de 5,83 por leito, conforme o estudo Radiografia das Escolas Médicas, divulgado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e que conclui que 75% das faculdades do Mato Grosso do Sul apresentam algum problema para funcionar de acordo com os três parâmetros considerados ideais.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A pesquisa avaliou a existência de hospital de ensino, quantidade de leitos e alunos por equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) nos estados. Para o CFM, a falta de locais de prática é resultado da abertura desenfreada de escolas médicas. A falta de infraestrutura e de campos de estágio prejudica a formação dos novos médicos e, a longo prazo, pode comprometer a saúde da população brasileira.

Mato Grosso do Sul reúne hoje 1% (6) das escolas de medicina do País, que oferecem cerca de 438 vagas em cursos de medicina em quatro municípios. São quatro escolas públicas e duas privadas, que cobram, em média, R$ 9 mil de mensalidades.

Para o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, conselheiro federal Júlio Braga, a falta de campos de estágio faz com que o aluno comece a trabalhar sem ter treinado as habilidades necessárias a um bom médico. “Durante sua formação, o estudante deve ter contato com o maior número de pacientes possível. Só assim, ele aprende a colher histórias, a fazer uma boa anamnese e diagnósticos certeiros. Com a falta de campos de estágio, ele chega ao mercado sem ter desenvolvido essas habilidades”, comenta o diretor de Comunicação do CFM, Hideraldo Cabeça, também professor e coordenador da Comissão de Residência Médica do Pará.

Leitos de internação – Na avaliação do CFM, os critérios mínimos para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra adequadamente são: oferta de cinco leitos públicos de internação hospitalar para cada aluno no município sede de curso; acompanhamento de cada equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) por no máximo três alunos de graduação; e presença de hospital com mais de cem leitos exclusivos para o curso.

Além dos leitos hospitalares, a presença de equipes de saúde da família é outro importante ambiente de prática para os estudantes de medicina.  Os municípios sul mato-grossenses que sediam as escolas médicas, apresentam o parâmetro ideal de alunos por equipe de ESF. São 339 equipes de saúde disponíveis para os estudantes de medicina.

O levantamento do CFM também identificou a carência de hospitais de ensino em todo o País. No estado do Mato Grosso do Sul, apenas as escolas da Ccapital são beneficiadas com hospitais apropriados para a docência. Numa situação ideal, as faculdades de medicina teriam seus hospitais e ambulatórios para que os estudantes do internato, no 5º e 6º anos, praticassem o estágio.


Nos siga no Google Notícias