ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Vacina contra nova variante da gripe chega até março

Variante da Influenza H3N2 é responsável por surtos da doença em vários estados do País

Por Gabriela Couto | 18/12/2021 09:42
Frasco com dose de vacina contra gripe que é disponibilizada pelo SUS e fabricada pelo Instituto Butantan. (Foto: Divulgação)
Frasco com dose de vacina contra gripe que é disponibilizada pelo SUS e fabricada pelo Instituto Butantan. (Foto: Divulgação)

O Instituto Butantan informou que começará a produção das vacinas contra a nova variante do vírus influenza H3N2, a Darwin, em janeiro. Essa nova variante está se espalhando pelo País, causando surtos e mortes.

O alerta fica por conta da falta de imunizantes disponíveis no mercado neste momento. Os bancos virais para começar o IFA (Insumos Farmacêuticos Ativos) da Darwin começaram a ser feitos neste mês.

A previsão do Instituto Butantan para produção e liberação de lotes deve ocorrer, no melhor cenário, na segunda quinzena de fevereiro, início de março de 2022. Hoje, as vacinas trivalentes, que são disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a população, possuem três cepas.

Elas são produzidas com um vírus H1N1, um vírus B e um vírus H3N2. Por conta das mutações dos vírus, é necessário atualizar as vacinas anualmente.

Nos siga no Google Notícias