ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Veículos comprados a partir de 23 de março não precisam de placa para transitar

Determinação do Contran libera tais veículos dessa obrigação devido epidemia do novo coronavírus

Por Lucia Morel | 03/04/2020 18:53

Carros zero Km comprados a partir de 23 de março, quando o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) encerrou as atividades presenciais, estão desobrigados de emplacamento para poderem transitar em todo Brasil.

Hoje, determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) libera tais esses veículos dessa obrigação devido a paralisação de serviços decorrente da crise gerada pela epidemia do novo coronavírus.

A única exigência nesses casos, além é claro, da presença da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é que o proprietário ou condutor esteja com a nota fiscal de compra em mãos, caso seja necessário apresenta-la a alguma autoridade.

De acordo com a publicação, todos os veículos podem transitar normalmente em todo território nacional desobrigados de emplacamento. No Estado, todos os serviços presencias do Detran estão paralisados desde o dia 23 de março, que é a partir de quando os proprietários de veículos novos podem ser beneficiados com a medida do Contran.

Na determinação, o conselho ressalta ainda que “não se mostra adequado que o proprietário se veja diante da indisponibilidade de uso de seu bem, pois, no atual cenário, não consegue adotar providência para registro do veículo novo devido à suspensão das atividades em vários DETRAN”.

Dados do Sincove (Sindicato Profissional de Concessionárias de Veículos Automotores de MS) indicam venda de 3,5 mil veículos no Estado no mês passado, sendo 1.966 veículos leves e 1.217 motos. Os demais são os pesados.