ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Veículos são apreendidos após denúncia de transporte clandestino de Corumbá

Dois motoristas de aplicativo estão entre condutores autuados e multados; fiscalização também foi realizada em Ponta Porã

Liniker Ribeiro | 04/09/2020 16:57
Carros apreendidos durante fiscalização; motoristas de aplicativam faziam transporte de passageiros de forma irregular (Foto: Divulgação)
Carros apreendidos durante fiscalização; motoristas de aplicativam faziam transporte de passageiros de forma irregular (Foto: Divulgação)

Três motoristas foram autuados e dois tiveram veículos apreendidos, nesta sexta-feira (4), em Campo Grande, durante operação contra transporte intermunicipal ilegal. Os donos dos carros recolhidos atuavam como motoristas de aplicativo e traziam passageiros bolivianos de Corumbá para a Capital sul-mato-grossense.

Segundo a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), a fiscalização realizada em conjunto com o Detran, com apoio da Guarda Civil Metropolitana, foi realizada em dois pontos diferentes da cidade. A autuação aos motoristas de aplicativo aconteceu na saída para Aquidauana. Já o terceiro caso, de um micro-ônibus, foi na rodovia MS-080.

No caso dos trabalhadores de aplicativo, além de autuação e multa pela Agepan, os veículos foram apreendidos e removidos pelo Detran. Eles também foram multados por infração ao Código de Trânsito, por se tratarem de veículos não licenciados para o transporte de passageiros.

Equipes de fiscalização durante abordagem em trecho da Capital, nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)
Equipes de fiscalização durante abordagem em trecho da Capital, nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

A Agepan ressalta ainda, que o transporte remunerado de pessoas por veículos particulares entre municípios é ilegal. Hhabilitados pelas prefeituras para o transporte de passageiros só podem rodar nos limites daquele município.

Na terça-feira (1º), o Campo Grande News mostrou que o número de denúncias envolvendo o transporte clandestino de passageiros pelas rodovias do Estado triplicou nos últimos meses, principalmente envolvendo o município pantaneiro Corumbá.

Na MS-080, micro-ônibus vindo de Corguinho foi autuado. Embora seja cadastrado, o veículo não está com a autorização vigente.

Conforme o diretor da Agepan, Ayrton Rodrigues, a multa para motoristas flagrados transportando passageiros de forma clandestina é de aproximadamente R$ 3 mil, além da apreensão do veículo. Em casos de reincidência, o motorista pode ser multado no dobro do valor.

Interior – Operação semelhante foi realizada em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Dois micro-ônibus ilegais foram autuados na região do posto Aquidaban. Segundo a Agepan, os veículos estavam sem registro na Agência para executar qualquer modalidade de transporte de passageiros, por isso são considerados clandestinos.

Na mesma reião, um terceiro micro-ônibus foi autuado. Apesar de ser cadastrado na Agência, o transportador não tem permissão para oferecer o serviço de venda individual de passagem, no modelo de linha.

Denúncia recebida pela fiscalização mostra que era feita a divulgação da oferta de viagens regulares entre Ponta Porã e Campo Grande, ida e volta, com frequência definida. A van ainda estava com a vistoria vencida.

Nos siga no Google Notícias