ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Veja como instalar aplicativo que alerta sobre casos próximos de covid-19

Mais de 10 milhões de pessoas aderiram à inovação do Ministério da Saúde criada para auxiliar na contenção de casos

Por Tainá Jara | 05/08/2020 17:21
Aplicativo Coronavírus-SUS está disponível para download no Play Store (Foto: Kisie Ainoã)
Aplicativo Coronavírus-SUS está disponível para download no Play Store (Foto: Kisie Ainoã)

Sem expor a identidade dos usuários ou a localização, o aplicativo Coronavírus-SUS, do Ministério da Saúde, é fácil de baixar, mas precisa da adesão de mais usuários para ser refinado. Mais de 10 milhões de usuários no Brasil fazem uso da tecnologia, mas o uso por pacientes com diagnósticos positivos é imprescindível para funcionamento para preciso da tecnologia.

O Ministério não divulgou dados sobre qual a quantidade de usuário em Mato Grosso do Sul, mas a inovação, desenvolvida em parceria com Google e Apple, permite que os cidadãos participem ativamente no controle da doença. A atualização mais recente permite o envio de alerta, pelo celular, em até 24 horas, sobre pessoas que testaram positivo para covid-19 e estiveram próximas a você nos últimos 14 dias.

Disponível para download no Play Store, a inovação permite melhor monitoramento da doença. A tecnologia se chama “API Exposure Notification”, construída para não expor a identidade dos usuários, como nome e localização, garantindo o máximo de segurança e privacidade de todos os dados.

Toda a população pode ter acesso ao aplicativo. As versões para Android (Google) e IOS (Apple) já estão disponíveis nas lojas de aplicativos no Play Store dos aparelhos.

Na prática, o cidadão com resultado positivo para covid-19 vai disponibilizar no aplicativo Coronavirus-SUS, de forma voluntária e anônima, a partir de um token (código de números) emitido pelo Ministério da Saúde, a validação do seu exame (PCR ou sorológico) positivo para a doença.

Confira quais são as principais funções do aplicativo:


Confira a Galeria de Imagens: