ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Doações são suficientes, mas ajuda para Brumadinho continua em MS

Governo de Minas Gerais anunciou hoje que recebimento de itens estão suspensos

Danielle Valentim | 26/01/2019 17:13
Doações podem ser entregues na Uniderp (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Doações podem ser entregues na Uniderp (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

O Governo de Minas Gerais publicou nota por meio da Defesa Civil Estadual informando que os donativos arrecadados, até agora, são suficientes para atender as vítimas do rompimento de uma barragem em Brumadinho e, por enquanto, o recebimento de mais itens está suspenso. Mesmo assim, grupos em Campo Grande e demais cidades de Mato Grosso do Sul continuam a mobilização e divulgam pontos de recolhimento.

O rompimento da barragem, de responsabilidade da mineradora Vale, foi no início da tarde de sexta. Até o meio da tarde deste sábado (26), havia 34 mortes confirmadas pelos bombeiros e cerca de 290 desaparecidos.

Em nota, o Governo agradeceu o empenho e a solidariedade com os afetados e informou “que os donativos arrecadados até o momento são suficientes, não sendo necessário o envio de mais materiais para o socorrimento humanitário (sic)” publicou.

Nota divulgada pelo governo mineiro. (Foto: Divulgação)
Nota divulgada pelo governo mineiro. (Foto: Divulgação)

Mesmo assim, grupos de mobilização em Campo Grande organizaram pontos de recolhimento e vão continuar as arredações.

A acadêmica de Engenharia Civil Mylena Morais explica que o Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Uniderp sempre se empenha em situações como essa e, desta vez, contará com a ajuda da Leroy Merlin para o transporte dos itens.

“Vamos manter a arrecadação. Mesmo que já seja suficiente pode precisar daqui uns dias, muita gente está fora de casa e nada que chegar lá será jogado fora. Eu tive a ideia e falamos com o presidente. Por um acaso eu estava na internet e vi uma publicação da Leroy. Entrei em contato e por conta da logística conseguimos uma parceria para levar as arrecadações na sexta-feira”, explicou.

O Grupo Ammar e o MBL também juntaram forças para conseguir doações. Além de cobertores, roupas, itens de higiene pessoal , água e alimentos não perecíveis, os pontos receberão rações para cães e gatos vítimas da tragédia, se possível de marcas que oferecem maior quantidade de nutrientes.

Em Corumbá, o Rotary Club recebe doações de água. Os colaboradores podem levar água em galão, garrafa ou copo.

"A cada três dias, serão enviadas para Brumadinho as doações. Daqui de Corumbá, vamos enviar para Campo Grande e de lá, seguem para a coordenação de atendimento às famílias atingidas. Esperamos contar com a mobilização da nossa população", disse o presidente do Rotary em Corumbá, Carlos Conti, ao Diário Corumbaense.

O Interact Clube e Rotary Club de Betim também estão recebendo doações em dinheiro para compra de suprimentos e água potável. A conta para depósito é da Caixa Econômica Federal, agência 0893, operação 013, conta poupança 29616-1. O CPF do titular é 120.043.066-29.

Proporção - O volume de resíduos que vazou da barragem de Brumadinho (Mineradora Vale S.A.) foi menor que o de Mariana (Samarco Mineração S.A), levando em consideração que a represa de agora tinha capacidade para 12,7 milhões de metros cúbicos de dejetos de mineração. A que estourou em 2015, para 60 milhões.

A tragédia de Mariana foi o maior da história da humanidade em volume. Escaparam 43,7 milhões de metros cúbicos. Em Brumadinho, de acordo com uma estimativa do Corpo de Bombeiros, 3 milhões (ainda que este não seja o número definitivo).

Confira os pontos de Arrecadação em Campo Grande:

- DCA – Uniderp - Avenida Ceará
- Leroy Merlin - Consul Assaf Trad
-Rua Alexandre Fleming, 1077, - CEP: 79006-570
Bairro: Bandeirantes ( seg-sex das 8 às 18h, procurar por Gabriel ou Tiago)
- Rua Maracaju, 249 - Centro, WK suplementos - (seg-sex das 8às 18h, sábado das 9 às 15h)
- Rua Florestal, 292 - Coophatrabalho, Espaço Viva Pilates & Estética – Seg a quinta (6 às 11h; 14:30 ás 20:30h, sexta das 7 às 11h)
- Rua Sebastião Lima, 1324, Monte Libano, Frutalle (seg-sex das 8 às 18h, sábado das 8 às 13h e domingo das 8 às 12h)
- Eduardo Santos Pereira, 1096, seg-sex das 8 às 11h e das 14 às 20h
- Rua Tupi, 328. Jd Leblon (das 8 às 18h)
- Avenida Mato Grosso, 1510 - Studio Wellness CG (Galeria do Posto de Gasolina Aliança) - (seg-sex das 6 às 11h e das 16 às 20h, sáb das 9 às 11h)
- Casa da Amizade, que fica na rua Barão de Melgaço, 447, Corumbá

Nos siga no Google Notícias