ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

“Se continuar assim, Lago do Amor acaba em 2040”, admite UFMS

Aliny Mary Dias | 30/07/2013 10:37
Assoreamento é causado por desenvolvimento urbano na região, segundo professor (Foto: Marcos Ermínio)
Assoreamento é causado por desenvolvimento urbano na região, segundo professor (Foto: Marcos Ermínio)

O desenvolvimento urbano na região dos córregos Cabaça e Bandeira é a principal causa do assoreamento do Lago do Amor, segundo o professor e coordenador de operações da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), João Jair Sartorello. Para o especialista, se a situação continuar no ritmo atual, o lago deve acabar em 27 anos.

A manutenção do lago é de responsabilidade da universidade já que o espaço fica na reserva natural da UFMS. Sartorelo explica que todos os meses são retirados do lago lixos e sedimentos que somam 1 tonelada.

“Nós fazemos a manutenção periódica e retiramos sacos plásticos, garrafas pets e outros tipos de sedimentos. Nós temos uma média de 12 toneladas por ano retiradas do lago”, afirma.

Um monitoramento do avanço do assoreamento também é feito por uma equipe da universidade. O professor afirma que a situação vivida na região foi agravada com os empreendimentos imobiliários construídos na região da avenida Interlagos.

Para o professor, a saída para que o espaço volte a ter as características de um lago e não de praias artificiais com o encontrado hoje só será descoberta a partir de uma força-tarefa. “Os órgãos de proteção ambiental precisam se unir e fazer um esforço conjunto para encontrar uma solução porque se continuar assim, o lago vai deixar de existir em 2040”.

A universidade encaminhou ofício à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e ao Ibama (Instituto Brasileiro Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Ambientais) para que uma providência seja tomada em relação aos prédios que, segundo os especialistas, são responsáveis por agravar a situação.

Problemas - A situação crítica pode fazer com que o lago se transforme em um grande brejo, segundo o biólogo, doutor em Ecologia e consultor ambiental José Milton Longo.

A urbanização no entorno agrava os danos ambientais na represa d’água dentro da reserva natural da UFMS. Um residencial está sendo construído ao lado da reserva, o que deve elevar a ocupação humana e o tráfego de veículos na região. A situação do lago, se nenhuma medida for adotada, deve piorar.

Nos siga no Google Notícias